Quantcast
Channel: TV Cidade SBT Brasil Novo-PA
Viewing all 1841 articles
Browse latest View live

Cobra gigante é encontrada no travessão do 27, região de Vitória do Xingu

$
0
0
Uma cobra medindo aproximadamente 20 metros foi encontrada por biólogos no quilometro do travessão do 27, da região do Xingu.
A cobra foi encaminhada para o zoológico da Biota, uma área provisória que é
de responsabilidades da Norte Energia. Até que seja construído o zoológico do município de Vitoria do Xingu.
Essa não é a primeira que biólogos ou moradores da região encontram. Na história, até índio já foi engolido.

Postado por Hiromar Cardoso

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE PELA POLÍCIA ACUSADO DE INVASÃO E TENTATIVA DE ESTUPRO EM BRASIL NOVO

Análise: Emissora retoma tradição de forçar limites morais com telenovelas

$
0
0

Um centro europeu de pesquisa levantou há cinco anos que "as mulheres que vivem em áreas cobertas pelo sinal da Globo apresentaram taxa de natalidade muito menor". O motivo: por mais de três décadas, em 115 novelas, 72% das personagens femininas não tinham filhos.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento apontou depois que "a parcela de mulheres que se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível". A própria Globo acha que "Escalada", de 1975, abriu um debate que levou à aprovação do divórcio no país, em 1977.

A protagonista de "Escalada" era a atriz Susana Vieira. Ela também foi protagonista agora de "Amor à Vida" e, no lançamento da novela em maio de 2013, já tratava de avisar que "é para dar uma resposta aos desaforos que aquele homem lá dos Direitos Humanos diz".

Referia-se ao deputado Marco Feliciano, que transformou a Comissão de Direitos Humanos em plataforma de defesa da homofobia. Nada do que ele tentou, como liberar "cura gay" ou reverter decisão do Supremo em favor da união homossexual, foi além da comissão.

Parte de seu fracasso pode ser creditado aos oito meses de "Amor à Vida", a ponto de provocar questionamentos seguidos de Feliciano à Globo, no período. O beijo de Félix e Niko, ontem, serviu para marcar a vitória.

Assurini receberá camada asfáltica especial

$
0
0
As obras de preparação para o asfaltamento no Assurini se encerram na quarta-feira, dia 29 de janeiro, com a reconstrução da sexta e última ponte que falta ser recuperada no local.

O processo asfáltico usado na localidade é diferenciado da forma tradicional, o material triplo é mais resistente para suportar o fluxo intenso de veículos que trafegam pelo local.

Serão 28 km de asfalto da rodovia Transurini até a agrovila Sol Nascente. A estrada já recebeu 2.2km da primeira camada de asfalto que é a imprimação, as outras três camadas são de brita com ligante de asfalto. Depois de pronta, a pavimaentação ficará com uma altura aproximada de 3,5cm.

“É um pavimento resistente, que não vai precisar de reparos por muitos anos. Os moradores poderão ficar tranquilos com um asfalto que vai resistir por no mínimo vinte anos sem problemas”. Ressaltou Pedro Barbosa, secretário de obras.

O asfalto é um sonho antigo para os moradores do Assurini, que antes sofriam com a dificuldade de acesso e também de transporte para escoar a produção.

PMA

JOVEM COM A CARA CHEIA DE CACHAÇA PERDE O CONTROLE DO CARRO E INVADE CASA EM SANTARÉM

$
0
0
O fato aconteceu no Sábado de manhã na rua Anchieta com avenida Moaçara, no bairro do Diamantino. O elemento de nome Yago Pinheiro Vieira, que vinha embriagado conduzindo o carro, vinha na contramão em alta velocidade na Avenida Moaçara quando perdeu o controle e adentrou no muro de uma residência, jogando o muro ao chão.

Segundo a proprietária da casa, ela estava dormindo quando ouviu uma forte batida e se assustou, quando saiu se deparou com seu muro caído e com o irresponsável querendo retirar o carro do local, a senhora ainda falou que pediu para que ele deixasse o carro no local onde estava para esperar a policia, mesmo assim o irresponsável tentou tirar o veiculo do local.

A dona do imóvel falou que foi preciso ela pedir ajuda para um Policial Militar que estava no local, para impedir que o elemento fugisse.
Vale ressaltar que o infrator ainda a toda hora falava para que todos ouvissem que era filho de um Coronel da Policia e que o carro logo estaria liberado, depois disso chegou no local outros jovens que ligavam a toda hora e por força queriam que a policia liberasse o veiculo do local para que eles levassem.

O PTRAN foi acionado e fez todo o procedimento, levando o condutor embriagado para prestar esclarecimento na DEPOL.

JK com informações do Grupo Elias Junior Notícias

Escândalo: professora faz sexo oral em jovem de 13 anos!

$
0
0
Uma professora do sudoeste baiano de 30 anos foi flagrada fazendo sexo oral em um aluno de 13 anos. Segundo informações da imprensa local, o caso aconteceu na cidade de Monte Alto e a filmagem de sete minutos e trinta segundos foi feita pelo próprio garoto. No vídeo, a filmagem só é interrompida quando ele pede para penetrar a professora.


O portal Folha do Vale entrou em contato com o secretário de Educação Zuberto, que informou que apesar de ser professora, Mônica trabalhava na secretaria de Agricultura do município e não estava em sala de aula. “O secretário de Agricultura Edilson informou que depois do fato a mesma não foi mais trabalhar e sumiu da cidade. Mônica seria promovida para coordenadora agora em fevereiro”, informou o secretário.

Colegas do aluno contaram ao site, que o garoto disse que o fato aconteceu fora da secretaria, mas em um local que eles não quiseram revelar. O meninos garantiram que o caso não teria acontecido em sala de aula.

Ainda de acordo com o secretário de Educação, não há uma denúncia formal na secretaria.“Quando recebermos a denúncia iremos tomar as medidas cabíveis”, concluiu.


Veja o vídeo

Tecnologia a serviço da preservação da tartaruga-da-amazônia

$
0
0

A preservação de quelônios que se reproduzem nas praias do Tabuleiro do Embaubal, no município de Senador José Porfírio (PA), ganhou um novo aliado: a radiotelemetria. Até o final desta semana, cinco tartarugas-da-amazônia com sensores serão soltas no rio Xingu. Os sinais emitidos pelos equipamentos adquiridos pela Norte Energia seguem para um satélite e são retransmitidos para uma central de monitoramento em Altamira (PA). A transmissão possibilita mapear o deslocamento das tartarugas, o que vai contribuir para ampliar o conhecimento da espécie e aprimorar as ações de proteção e preservação.


O sistema de radiotelemetria vai monitorar o deslocamento de dez tartarugas-da-amazônia. Cinco transmissores serão implantados na próxima estação reprodutiva, entre agosto e janeiro. “As tartarugas capturadas agora provavelmente são residentes. No período de desova, poderemos localizar indivíduos que se deslocam de outras áreas para o Tabuleiro, até mesmo do rio Amazonas”, explica gerente do Meio Biótico da Superintendência dos Meios Físicos e Bióticos da Norte Energia, Laurenz Pinder. Acredita-se que tartarugas desçam o rio Xingu e retornam ao Tabuleiro do Embaubal no período de desova e procriação, mas não há estudos que comprovam este deslocamento.


A primeira tartaruga-da-amazônia devolvida ao rio Xingu com sistema de radiotelemetria recebeu o nome de Aninga, referência à vegetação de igapó que é fonte de alimento da espécie. Aninga transporta um sensor subaquático que emite sinal de localização a cada 60 segundos mesmo submerso. Este sistema será utilizado em cinco tartarugas. Outras cinco vão carregar sensores que emitem sinais quando vêm à tona para respirar. Os equipamentos foram adquiridos pela Norte Energia, responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte.


“É uma inovação. Agora também poderemos fazer o monitoramento sem estarmos em campo”, explica Gustavo de Oliveira, biólogo da empresa contratada pela Norte Energia para realizar o trabalho. Os transmissores contam com a identificação do projeto (Programa de Conservação de Quelônios) e o número de um telefone de contado (93) 3515-5392.


O Tabuleiro do Embaubal está localizado à jusante da Casa de Força principal da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Considerada a mais importante área de reprodução de quelônios de água doce do Brasil, é local de desova da tartaruga-da-Amazônia, do tracajá e do pitiú. A proteção dos sítios reprodutivos e a garantia da preservação das espécies fazem parte do Plano Básico Ambiental (PBA) de Belo Monte. O Programa de Conservação e Manejo de Quelônios, desenvolvido como condicionante da construção da usina, inclui o apoio a ações que contemplam da fiscalização e manejo nas praias (sítios de desova) a atividades de educação ambiental.

Desde 2011, quando a Norte Energia passou a desenvolver o Programa, mais de um milhão de filhotes das três espécies foram manejados e devolvidos ao habitat natural. Os recursos financeiros da empresa contribuem para apoiar trabalhos do Ibama, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio.

Assessoria de Imprensa da Norte Energia.

IMAGENS FORTES: JOVEM TEM PERNA E BRAÇO MUTILADOS EM GRAVE ACIDENTE EM ITAITUBA

$
0
0
O acidente aconteceu neste Domingo, (02), por volta das 19hs na altura do (km 05) da Transamazônica, próximo à entrada do aeroporto municipal. Segundo, relatos de populares, a moto conduzida porV Wilson Reis Cunha, 20 anos, tendo como passageira a jovem Paloma Pantoja Pereira, também de 20 anos, trafegava sentido (km 05). No sentindo ao contrario, centro da cidade trafegava um carro modelo (Fiesta).
No local acima já citado, a moto se chocou de frente na lateral esquerda do veiculo, com a batida os dois vieram a cair da moto as margens da rodovia, devido à violência do choque a jovem Paloma teve sua perna esquerda dilacerada perdendo ossos e nervos, além da pena ela teve também fratura exposta no braço esquerdo. Já o condutor da moto Wilson Reis, teve uma fratura exposta no braço esquerdo.
Os dois foram levados rapidamente para o Hospital Municipal pelos Militares do Corpo de Bombeiros, que chegaram ao local, para fazer os primeiros atendimentos das vitimas e a remoção. Segundo o sargento Lino, as vitimas estavam e estado de choque devido o acidente, mas estavam conscientes. A situação mais grave era da jovem que teve sua perna quase decepada.
Ainda não se sabe realmente a causa do acidente, há varias hipóteses, uma delas é que o condutor da moto foi desviar de um dos buracos da rodovia a bateu no carro, outra é que o motorista do veiculo entrou na pista contraria e causou o acidente, mas até agora não se tem informação se as pessoas envolvidas no acidente estavam alcoolizadas ou não. O os dois já foram transferidos as pressas para Santarém.

Fonte: Blog do Junior Ribeiro

COVARDIA: ÍNDIA GRÁVIDA É ESPANCADA NO AMAZONAS PELO MARIDO QUE TENTOU TIRAR BEBÊ USANDO PEDAÇO DE PAU

$
0
0
Uma índia peruana de 15 anos, da etnia Ticuna do Alto Rio Solimões em Santo Antônio do Içá foi brutalmente espancada com uma pernamanca pelo marido.

Ela estava grávida de 4 meses. O marido introduziu na vagina um pedaço de pau, matando bebê ao tentar retirá-lo. Não satisfeito, ainda a molestou no ânus. A vítima foi atendida na comunidade e logo encaminhada para Santo Antônio do Içá, onde ficou internada no Hospital do município. Lá a indígena ficou com o bebê morto durante 4 dias sem receber atendimento.

Não a encaminharam para Manaus porque ela não tinha documento e alegaram que chegou morta. Segundo testemunha que trabalha na área indígena, a mulher estava viva quando deu entrada no hospital, ficando quatro dias na enfermaria, mas sofreu uma infecção generalizada, pois o feto estava morto no seu ventre e não foi retirado.

CORPO É ENCONTRADO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO EM URUARÁ

$
0
0

O corpo de um homem de identidade ainda desconhecida foi encontrado por populares nesta quinta-feira, 06, no quilômetro 175 norte, zona rural do município de Uruará próximo a vila "Os Migrantes" a cinco quilômetros da sede do município. O corpo completamente nu de um homem de meia idade estava dentro de um pequeno igarapé.


A polícia civil, investigador Eládio e investigador Tadeu, esteve no local e acionou o IML de Altamira para fazer a remoção do corpo. Ainda não há informações sobre o que teria causado a morte. A polícia trabalha agora para identificar o corpo que deverá ser enterrado como indigente caso não apareça familiares.

Também esteve no local o Mãozinha da funerária Uruará Pax, agente funerário bastante conhecido em Uruará, ele contou a reportagem que o corpo estava dentro da água e que as partes que estavam imersas ainda estavam preservadas, ainda segundo mãozinha o local é de difícil acesso e fica ao lado de uma horta.


Famílias que tiveram parentes desaparecidos nos últimos dias devem comparecer a delegacia de polícia de acordo com a solicitação da polícia civil do município. O corpo permanecerá no local até a chegada do IML de Altamira que até as 16 horas desta quinta-feira ainda não havia chegado em Uruará.

Fonte: Sistema Regional de Comunicação

Tecnologia de última geração para transportar a energia de Belo Monte

$
0
0
Foto - Regina Santos/Norte Energia.
Tecnologia de última geração vai levar a 60 milhões de brasileiros em 17 Estados a energia elétrica gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída pela Norte Energia no rio Xingu, no Pará. O sistema de transmissão, leiloado nesta sexta-feira (07/02) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será o primeiro a operar na tensão de 800 kV da América Latina.


Duilio Diniz de Figueiredo
Diretor presidente da Norte Energia.
“Esta tecnologia reduz a perda de energia durante a transmissão, o que reforça o potencial de geração da Usina Hidrelétrica Belo Monte, obra que respeita os princípios de sustentabilidade e vai gerar energia limpa e renovável”, afirma Duilio Diniz de Figueiredo, diretor presidente da Norte Energia. Duilio lembra que a readequação do projeto original de Belo Monte reduziu em 60% a área dos reservatórios da Usina.“A relação de área alagada por MW instalado é de apenas 0,04 MW/km², uma das menores do mundo”, destaca.

A Usina Hidrelétrica Belo Monte encerrou 2013 com cerca de 45% das obras civis concluídas e estará com as máquinas em operação quando o Sistema de Transmissão leiloado nesta sexta-feira entrar em operação. Mais de 20 mil trabalhadores estão distribuídos em quatro frentes da obra: Sítio Belo Monte (casa de força principal), Sítio Pimental (casa de força secundária), Canais e Diques. O empreendimento já consumiu mais de um milhão de metros cúbicos de concreto, 120 mil toneladas de cimento e 22 mil toneladas de aço.

Com operação em regime a fio d’água, o reservatório de Belo Monte ocupará 503 km², dos quais 228 km² (45%) correspondem ao leito original do rio Xingu. A Usina terá potência instalada de 11.233,1 MW, com 4.571 MW médios de energia assegurada, que atenderá 18 milhões de residências e 60 milhões de pessoas, o equivalente à população da França. Da energia a ser gerada, 70% serão destinados a 27 distribuidoras em 17 Estados por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Norte Energia.

Rachel Sheherazade: 'Nota de repúdio sobre minha opinião foi irresponsável e inidônea'

$
0
0
A jornalista Rachel Sheherazade, do SBT Brasil, envolvida em polêmica após comentário sobre a ação de um justiceiro no Rio de Janeiro, concedeu entrevista para o portal iG, no qual abordou diversos temas relacionados à repercussão de seu comentário. Dentre os destaques, a apresentadora disse que a nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro foi irresponsável e inidônea, por "exigir que uma profissional da imprensa seja punida por exercer seu direito constitucional e irrevogável de livre expressão".

Veja na íntegra:


Comentário polêmico de Rachel Sheherazade durante o SBT Brasil

iG: Você está sendo ameaçada depois dessa polêmica? Em decorrência disso, está com medo de sair nas ruas?
Rachel Sheherazade: Graças às denúncias que faço contra os desmandos do Governo e dos políticos corruptos, sempre recebo ameaças pela internet, mas não tenho medo de sair nas ruas. Nunca estou sozinha.

iG: Quando você faz um comentário como esse do menino acorrentado ao poste, imagina as consequências que pode gerar?
Rachel Sheherazade: Imagino que toda opinião gera discussão e retaliações, principalmente se ela tocar em temas tabu ou envolver denúncias contra políticos e o Governo. Vivemos num Estado policialesco, onde o Governo vigia cada opinião livre, e ataca, através de seus braços na sociedade, na mídia e no Poder público, cada jornalista, intelectual ou artista com pensamento independente e contrário a todo esse estado de coisas. Quem fala a verdade, quem denuncia os abusos, se expõe, entra na mira dos poderosos. Por isso, eles não esquecem o projeto de controle da mídia. Em plena democracia querem ressuscitar a perseguição aos oponentes, a mordaça, a censura. O totalitarismo agora só mudou de bandeira.

iG: Alguns internautas dizem que você tem um posicionamento muito conservador/reacionário e, com isso, incita a violência. Acredita que sua análise seja capaz de incitar algum tipo de violência?
Rachel Sheherazade:Desconheço qualquer correlação entre conservadorismo e violência. Conservadores estão muito mais dispostos à não violência, porque sabem preservar valores e instituições que eles ajudaram a construir ao longo do tempo, principalmente a paz. Governos totalitários, como as ditaduras comunistas e socialistas, é que se valem da violência para se impor à sociedade. Segundo o Museu Global do Comunismo, o regime matou mais de 100 milhões de pessoas em todo mundo. Na China, foram 65 milhões de vítimas, na antiga União Soviética, 20 milhões. A Coréia matou 2 milhões pessoas. O regime vermelho ainda fez um milhão e meio de vítimas no Afeganistão, um milhão no Vietnã, e em Cuba mais de cem mil acabaram mortos.



Repercussão da opinião e explicação, ao vivo, sobre comentário no SBT Brasil

iG: Na noite dessa quinta (6), você deu uma resposta à repercussão do seu comentário na bancada do "SBT Brasil". Acha que você foi incoerente no discurso, uma vez que diz que o cidadão tem o direito de se defender, já que o Poder Público não faz a parte dele? Isso não seria fazer justiça com as próprias mãos e uma incitação à violência?
Rachel Sheherazade:Não vejo incoerência nenhuma no meu discurso. Disse no comentário e reafirmo: compreendo a atitude desesperada de pessoas desarmadas, abandonadas à própria sorte pelo Estado, sem segurança, sem policiamento, de se defender. A legítima defesa é uma prerrogativa de qualquer indivíduo. Os jovens que se intitulam 'Justiceiros' também exerceram um outro direito, previsto no artigo 301 do Código de Processo Penal, que reza: 'Qualquer do povo pode prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito!'. O erro dos “justiceiros” foi usar da violência para deter o infrator. Mas, nós também não sabemos em que circunstâncias essa prisão foi feita. Se o infrator estava armado, se reagiu, se tentou se evadir... Embora não defenda a violência, defendo, sim, e sempre defenderei o direito de qualquer cidadão proteger seus bens, sua propriedade e sua vida.

iG: Você recebeu alguma orientação por parte do SBT para pegar mais leve nas análises depois da proporção que tomou?
Rachel Sheherazade:Não recebi nenhuma orientação do SBT em relação aos meus comentários. Eles seguirão no mesmo tom que me é peculiar. Doa a quem doer.

iG: O que você achou sobre a nota de repúdio divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Comissão de Ética da mesma entidade?
Rachel Sheherazade:Quanto à nota de repúdio, acredito que o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro foi irresponsável e inidôneo ao exigir que uma profissional da imprensa seja punida por exercer seu direito constitucional e irrevogável de livre expressão. Acredito que basearam seu repúdio no 'ouvi dizer', sequer tendo lido o texto ou assistido ao meu vídeo. Caso contrário, não teriam redigido uma nota desinformada e descabida como aquela. Aproveito para perguntar ao mesmo Sindicato dos Jornalistas (que também deveria me representar) porque não se mobilizou em meu favor, quando, em 30 de dezembro de 2013, um professor da UFRJ publicou e replicou ofensas gravíssimas sobre mim, com mensagens de intolerância religiosa, e incitação ao estupro? Estou aguardando uma nota de repúdio do Sindicato até hoje. Também me pergunto se o Ministério Público não vai representar contra o professor Paulo Ghiraldelli, meu ofensor, pois já ofereci denúncia junto à Delegacia competente, mas tudo que obtive até agora foi o silêncio das autoridades. Que espécie de Justiça seletiva é essa?

Fonte: http://www.sbtpedia.com.br/2014/02/rachel-sheherazade-nota-de-repudio.html

Silvio Santos alcança 14 pontos na hora final e bate Big Brother Brasil na média; veja detalhes

$
0
0

O Programa Silvio Santos, exibido pelo SBT de 19h49 às 00h02, conquistou 9 pontos de média e ficou na vice-liderança neste domingo, dia 9 de fevereiro.

Exibindo as tradicionais "Câmeras Escondidas" no horário entre 23h22 e 00h01, o programa ficou na liderança, alcançando 14 pontos de média contra 12 da Rede Globo que exibia o reality "Big Brother Brasil".

Fonte: www.sbtpedia.com.br

PMDB terá nome próprio na corrida ao governo

$
0
0
É leviandade a alguém tentar justificar seu fracasso administrativo culpando o governo que o antecedeu. Jatene justifica a incompetência do seu governo em cima de administrações de mais de 20 anos atrás.

O PMDB vai ter candidato próprio ao governo do Estado e, seguindo a estratégia nacional de buscar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, marchará com o PT nas eleições deste ano. O cenário que já se desenhava desde o ano passado foi oficialmente confirmado pelo presidente estadual do PMDB no Pará, o senador Jader Barbalho.


Em entrevista ao DIÁRIO, Jader comentou a crise do funcionalismo público, categoria a quem atribuiu grande importância para o sucesso de uma administração, e respondeu às insinuações feitas pelos atuais gestores de que os problemas atuais teriam como raiz problemas de gestão durante seus dois mandatos como governador do Pará, nos anos 1980 e 1990. “Seria leviano atribuir o fracasso de um governo à administração anterior, há mais de 20 anos. Nesse ritmo, vão acabar culpando Lauro Sodré”, ironizou.

Na entrevista às repórteres Rita Soares e Carolina Menezes, o senador do PMDB falou também do rompimento com os tucanos no Pará, dos projetos que tem defendido no Senado e de estratégia eleitoral. Confira na íntegra:

P: Existem críticas à sua atuação no Senado, colocando que o senhor só teria ido à tribuna duas vezes desde que foi empossado e que não ajudaria o Pará como deveria. Como responde a isso?
R: Nunca deixei de ajudar o meu estado quando fui solicitado em nenhum dos mandatos que exerci. A avaliação do parlamentar moderno não pode ser medida na quantidade de vezes que vai à tribuna. Pode ir 300 vezes à tribuna e dizer 300 bobagens. Tancredo Neves, um dos maiores parlamentares que esse país já teve, ia uma vez ao ano à tribuna para analisar a situação nacional, mobilizando a casa e a imprensa nacional. Nesse caso o que interessa é a qualidade, não a quantidade. O que tenho feito é utilizar de um instrumento fundamental do Legislativo em defesa do Pará: a fiscalização dos interesses do meu estado. Quem reacendeu o debate do Pedral do Lourenço fui eu, a partir de um pedido de informações à Ministra do Planejamento, quando descobrimos que o projeto estava numa Comissão de Estudos. A partir daí passei a questionar o processo através de pedidos de informação da mesa do Senado, que obriga a resposta do gestor, instrumento que muitos parlamentares desconhecem. Caso não haja essa resposta, implica em crime de responsabilidade. O mesmo fiz com a ferrovia Norte-Sul, que não atravessaria Paragominas a Vila do Conde; do ramal do Porto do Espadarte e muitos outros. São questões vitais para o desenvolvimento do nosso Estado, isso sem falar da quantidade de emendas que alocaram recursos junto a ministérios a vários municípios do Estado. Na tribuna, trato de questões sérias, e não de bobagens.

P: Estamos vendo grande mobilização de servidores públicos contra a política salarial do atual governo, que com dois decretos cortou gratificações e adicionais da categoria. Como o senhor avalia essa movimentação?
R: Lamentavelmente existe uma postura preconceituosa e equivocada do governo em relação ao servidor público, que é peça fundamental no Estado. Como funciona a educação, a saúde e a segurança sem o servidor público? A peça primeira de qualquer engrenagem da máquina pública é o funcionário público, que deve ser capacitado e preparado para atuar na sua área específica. Mas para isso é preciso diálogo. No meu segundo mandato não enfrentei nenhuma greve do funcionalismo público, sempre repondo a inflação e concedendo uma série de benefícios, como o Regime Jurídico Único e o Estatuto do Magistério. Nada disso me impediu de fazer um grande programa de obras no Estado, que marcaram época e que duram até hoje, 22 anos depois que saí do governo.

P: Muitos acham que investir em servidor público é jogar dinheiro pelo ralo…
R: Aí é que está o equívoco. Jogar dinheiro pelo ralo é manter uma estrutura no Estado com mais de 90 órgãos na administração, sendo que alguns deles nem sabemos que existem e para que servem, a não ser para abrigar cargos comissionados e assessorias. Isso sim é jogar dinheiro fora. Criaram uma Secretaria de Municípios Verdes e fico a me perguntar: será que as tarefas dessa secretaria não poderiam ser desempenhadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente? Porque manter uma Secretaria de Articulação Municipal? Esse trabalho não poderia ser feito pela Secretaria de Planejamento e pela Casa Civil? O Pará tem uma Companhia de Portos e Hidrovias, tendo uma Secretaria de Transportes… É muito fácil colocar a responsabilidade em cima do funcionalismo. No meu último governo criamos um Conselho de Política Salarial com assento de representantes do funcionalismo. Eu mesmo recebi inúmeras vezes a categoria. Cheguei a ceder uma sala na Secretaria da Fazenda onde era disponibilizado aos servidores todos os números e contas do Estado para que pudessem acessar a todos os recursos que o Estado possuía e onde estava sendo aplicado. O que existe hoje é uma grande falta de respeito ao funcionalismo público em razão e uma postura preconceituosa. Sem funcionalismo respeitado, estimulado e bem remunerado, o resultado não será nada bom para sociedade e para o Estado.

P: A oposição ao senhor afirma que na sua administração o gasto com pessoal era descontrolado, sem a possibilidade de realização de outros investimentos e obras…
R: É uma leviandade alguém tentar justificar seu fracasso administrativo culpando o governo que o antecedeu. É lamentável o governador Jatene justificar a incompetência do seu governo, o caos administrativo que afeta as áreas de educação, saúde e segurança em cima de administrações de mais de 20 anos atrás. Chega a ser patético e grotesco subestimar a memória e a análise dos paraenses. Daqui a pouco o governador vai justificar sua incompetência em cima dos governos de Lauro Sodré, do Magalhães Barata e do Zacharias de Assumpção… O que o governador Jatene tem que explicar é o caos na sua administração. Eu só pude assinar o contrato para as obras de Macrodrenagem da Bacia do Una com o BID porque as contas do Estado estavam todas em ordem e regulares. Caso contrário não seria possível. Saí do governo dando a contrapartida do Estado para a obra e deixando no Banco do Brasil mais de R$ 200 milhões para investimento.

P: E os investimentos em obras?
R: Poderia ficar aqui horas listando o meu legado administrativo ao Pará, mas cito algumas como a viabilização da estação de tratamento de água da capital e toda a sua rede de distribuição. Quando eu assumi só existia energia elétrica em dois municípios do Estado: Belém e Barcarena por conta da Albrás. O resto do Pará recebia energia das estações de diesel, que foram substituídas através da chegada do Linhão de Tucuruí por quase todo o Estado, além de dobrar a capacidade da hidrelétrica de Curuá-Una, no maior projeto de eletrificação já realizado no Estado. Eu levei energia de Belém até Conceição do Araguaia. Construí as rodovias mais importantes desse estado com recursos do tesouro estadual, como a PA-150 e a PA-141, além de ter estreitado a ligação da PA-254 na margem esquerda do Amazonas, encurtando uma viagem de dez para três horas. Também distribuí mais de 50 mil títulos de terra para agricultores e um sem número de desapropriações em áreas da região metropolitana e do interior do Estado. Sem falar na construção do Hospital das Clínicas, Centur, o primeiro centro de convenções do Estado; o Hemopa, que era considerado àquela altura o mais moderno hemocentro da América do Sul. No meu governo a Santa Casa foi toda reformada, integralmente, assim como o Hospital Ophir Loyola, sem falar na construção de vários hospitais em diversas regiões do Estado. No meu governo realizei o maior projeto de interiorização do ensino universitário, com a UFPA, implantando diversos campi pelo interior como em Castanhal e Altamira. Foi o meu governo que dobrou o número de policiais militares na corporação e construiu as primeiras seccionais de polícia como a de São Brás, que existe até hoje. Isso para citar alguns exemplos aqui, de improviso. Falar que não realizei obras é brincar com a memória do povo do Pará. A atual gestão inclusive arrancou a placa com meu nome que estava no Palácio Lauro Sodré, que eu entreguei completamente reformado no último dia do meu governo. Esta gente pensa que pode apagar a história.


P: Seus opositores também dizem que sua gestão foi marcada por atrasos nos salários do funcionalismo…
R: Mais uma mentira. Eu entreguei o Estado ao vice-governador Carlos Santos com o funcionalismo em dia, com a folha de pagamento do mês seguinte depositada. Entreguei o governo de forma correta, entregando obras e com o funcionalismo satisfeito. A partir daí, o Carlos Santos refez a equipe de governo, trocando os secretários de finanças, de planejamento, de administração, de educação. Foi a administração de Carlos Santos que passou o governo para o então governador Almir Gabriel em janeiro de 2005, e não eu, como mentirosamente andam publicando. Não me interessa o julgamento leviano dos meus adversários e dos meus possíveis inimigos. O que me interessa, como homem público há 47 anos, é o julgamento do povo do Pará. Fiz o sucessor no meu primeiro governo e entreguei o meu segundo governo todo organizado e com um volume de obras fantástico, sendo eleito senador em seguida. Desafio que qualquer outro governo tenha realizado tantas obras de infraestrutura como o meu. O governador que me antecedeu no meu segundo mandato resolveu dar um reajuste de 153% com vigência a partir de março do primeiro ano do meu mandato. Como resolver esse problema? Muitos apostaram que eu revogaria o decreto do meu antecessor e dei um aumento de mais de 150%. Como governador eu sempre enfrentei os problemas do Estado e não culpei ninguém. E isso sem apoio do governo federal. Teve governo que vendeu a Celpa por US$ 450 milhões e que até hoje não sabemos onde foi aplicado. O atual governador, que era secretário do governo que vendeu a empresa, até os dias atuais não explicou onde foi parar esse dinheiro. Fica como ladrão de feira que bate a carteira e a bolsa e sai gritando “Pega Ladrão!” , quando o ladrão é ele mesmo…


P: As mesmas pessoas que hoje lhe criticam já foram seus aliados no passado. O atual governador foi inclusive um de seus assessores mais próximos…
R: A primeira função pública do Simão Jatene quem deu fui eu: foi meu secretário de Planejamento. Em seguida foi o secretário Nacional de Cadastro do Ministério da Reforma Agrária quando eu ocupava a pasta. Depois, no Ministério da Previdência Social, foi meu secretário. Mais tarde foi indicado por mim para ser secretário da Reforma Agrária. Ao voltar para cá, Jatene foi novamente meu assessor. Ele me deve pelo menos uns quatro cargos públicos. Na área eleitoral a mesma coisa… Me recordo de quantas vezes ele visitou meu sítio na Augusto Montenegro para implorar meu apoio contra a candidata Maria do Carmo. Não me arrependo de nada, pois as circunstâncias políticas naquele momento me levaram a apoiá-lo, levando à sua vitória de maneira apertada. Na última eleição ele também me apelou pelo apoio no segundo turno eleitoral, me visitando várias vezes no meu flat na Batista Campos.

P: Porque houve o rompimento político entre o senhor e o governador?
R: Até hoje não entendi. A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa sempre ajudou o governo em todas as solicitações, colaborando com a atual gestão. Eu li que, quando o governador estava no Japão, que teria recebido informação que o PMDB iria votar contra um empréstimo, mas o partido votou favoravelmente. Creio que isso tudo foi fruto de uma ciumeira, porque o nome do Helder [Barbalho] começou a ser cogitado como eventual candidato ao governo. Isso sem qualquer aval de minha parte, diga-se de passagem. Foram dadas umas secretarias para o PMDB que eu não sabia sequer o endereço, como a Secretaria de Pesca. Nunca chamei um secretário de Estado ou dirigente de órgão dessa gestão para debater questões de natureza administrativa ou fazer qualquer tipo de pedido e tampouco fui procurado por alguém com interesse no Estado. Essa era nossa influência do governo que aí está.

P: Na leitura da sua mensagem no início do ano legislativo, o governador Jatene classificou seus opositores de oportunistas…
R: Bom, então o governador terá que chamar todo o povo do Pará de oportunista. Na última pesquisa do Ibope feita pela Confederação Nacional da Indústria, o nosso chefe do executivo ficou entre os piores governadores do país. Alcançou o posto de quinto pior governante do Brasil. Quem disse isso não fui eu ou o PMDB ou o funcionalismo público, mas o povo do Pará, que na visão do governador deve ser o oportunista. Foi esse povo que classificou essa gestão tucana de inoperante, de incompetente, que privatizou a saúde pública no Estado e que tornou a segurança pública esse desastre que é hoje: Belém é considerada uma das cidades mais violentas do mundo. Oportunistas são os que constatam e criticam essa realidade? Isso é subestimar a capacidade de avaliação da população paraense. No quarto ano de mandato, vemos pela TV, jornais e blogs o governador batendo boca com estudantes de Santarém que ousaram questionar a reforma de fachada de uma escola pública. O governador culpou estudantes pelo estado de abandono da escola. Aí em seguida vemos um empreiteiro mandar retirar a grama já plantada numa escola por falta de pagamento. Hoje a maior parte dos pequenos empreiteiros do Estado estão sem receber desde o ano passado. Muitos faliram. É esse governo fracassado que chama de oportunistas os que constatam essa realidade.

P: O candidato do PMDB ao governo do Pará será mesmo Helder Barbalho?
R: O Helder é o nome pré-lançado. Candidatura mesmo apenas após a convenção do partido. Nós temos um nome que está sendo instado e lembrado pelos companheiros e por muitas pessoas em vários cantos desse Estado. E estaremos junto com o PT na próxima eleição. É isso que está acordado até o momento, com a vaga do senado destinada ao partido da presidente Dilma.

P: Como o senhor vê a insatisfação do PMDB na Câmara Federal e em muitos setores do partido acerca do tamanho da legenda dentro do Governo Dilma? Ela pode ter reflexos aqui no Pará?
R: É muito natural que os partidos políticos busquem seu espaço político, um espaço do seu tamanho. O PMDB é um grande partido por possuir a maior bancada no Senado, a segunda maior bancada na Câmara, por presidir essas duas casas e ter um número considerável de governadores… Acho farisaica essa posição de que os partidos ajudam os governos a governar mas não devem reivindicar seu espaço. Nem na política do Vaticano isso existe. Então esse pleito é perfeitamente normal e caberá à presidente Dilma estabelecer o melhor diálogo possível para garantir a sua reeleição acomodando o PMDB e os demais partidos da sua base.


P: Parece que está havendo uma tentativa dos tucanos em dividir o palanque da candidata Dilma Rousseff no Pará…
R: Olha, seria uma indelicadeza da minha parte discutir a estratégia dos outros partidos. Se o atual vice-governador, a bordo do imenso prestígio político-eleitoral que possui, conseguir o apoio até mesmo do Obama [o presidente dos EUA, Barack Obama] para vir aqui, será mérito dele. Tenho obrigação é de discutir a estratégica do meu grupo político. Quem sabe também seja possível o Putin [presidente da Rússia, Vladmir Putin], que promove as Olimpíadas de Inverno na Rússia, também dar um pulo amigo aqui para apoiar a candidatura do nosso vice-governador. Só acho complicado nossos adversários tentarem buscar apoio da presidente Dilma. Ao mesmo tempo não se sabe se o atual governador apoiará ou não o candidato Aécio Neves. Por outro lado, pega um quadro do PSDB e aloca no PSB do candidato Eduardo Campos… O que percebo disso tudo é um tremendo desencontro. A estrutura partidária do governador apoiará quantos candidatos a presidente?


Obama intercede por cristãos perseguidos e diz: “Estava afundado, a igreja me ajudou e me levou a abraçar Jesus como meu Salvador”

$
0
0
O presidente Barack Obama pediu maior compromisso dos Estados Unidos com a liberdade religiosa e atuação mais firme contra governantes que limitam o direito à fé no mundo. O discurso, feito na última semana durante o National Prayer Breakfast, foi um dos mais incisivos e francos de Obama sobre o assunto.

O National Prayer Breakfast é um encontro anual que funciona como um café da manhã de oração nacional, e reúne mais de três mil lideranças cristãs em Washington. O encontro de 2014 foi marcado pelo discurso do presidente convocando a nação para se unir em torno da liberdade de fé, pois a seu ver,“a religião fortalece a América”.

Barack Obama citou casos de mártires cristãos perseguidos por abraçarem a causa do Evangelho:“Oramos por Kenneth Bae, um missionário cristão que está preso na Coréia do Norte há 15 meses [...] Sua família quer ele em casa”, disse o presidente, acrescentando que o governo norte-americano “vai continuar fazendo todo o possível para assegurar a sua libertação”, assegurou, antes de continuar: “Oramos pelo pastor Saeed Abedini, levado à prisão no Irã há mais de 18 meses, condenado a oito anos de prisão por acusações relacionadas à sua fé cristã”.

No discurso, Obama ainda falou sobre a importância da fé para sua vida e sua gratidão a Deus pela salvação em Jesus: “Eu sou grato, não só porque eu estava afundado e a Igreja me ajudou, mas porque deu origem a tudo a mais. Levou-me a abraçar a Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador. Levou-me a Michelle, o amor da minha vida e nos abençoou com duas filhas extraordinárias”, afirmou, segundo o site oficial da Casa Branca.

A cerimônia do National Prayer Breakfast contou com um momento de louvor comandado pela cantora Yolanda Adams (conhecida pelo hit ‘I Believe I Can Fly”). Entre os presentes ao evento, estavam ainda o presidente internacional da Missão Portas Abertas, David Curry.

“Estou animado com o apoio do presidente Obama aos cristãos perseguidos e outros grupos religiosos em lugares como a Coréia do Norte, Irã e no mundo. Como o número de cristãos martirizados quase duplicou no ano passado de 1.201 para 2.123, de acordo com os pesquisadores da Portas Abertas, é essencial a nova abordagem no Departamento de Estado e todo o nosso governo para apoiar o valor da liberdade religiosa em todo o mundo e em nosso próprio país”, disse o Dr. Curry.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Acordo garante construção de casas para os Xikrin

$
0
0
Foto: Regina Santos/Norte Energia.

A Associação Bebô Xikrin do Bacajá (Abex) será a executora do contrato de construção de casas em oito aldeias indígenas da etnia Xikrin. O acordo foi definido nesta segunda-feira, 10, em reunião no Centro de Convenções de Altamira com representantes da Norte Energia, funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e lideranças indígenas. Os recursos para construir as moradias serão do Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena (PBA-CI), uma das condicionantes para construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

No encontro foi definido um cronograma de trabalho em conjunto para realização das obras nas aldeias Xikrin, aprovado pelo presidente da Abex, Bep Kamaty, e os demais líderes presentes. O superintendente de Projetos Indígenas da Norte Energia, Fernando Ribeiro, ressalta que a decisão dá continuidade às ações da empresa nas demais aldeias situadas no entorno da hidrelétrica.

A Norte Energia reitera que nenhum centímetro de área indígena será alagado em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Norte Energia

PROFESSORES DE BRASIL NOVO RECLAMAM DO NÃO REAJUSTE DO PISO SALARIAL PARA 2014

Ratinho fala sobre morte de cinegrafista da Band e comenta ação dos "Black Blocs"

CHEIA JÁ DESABRIGA FAMÍLIAS EM VÁRIAS PARTES DA CIDADE DE ANAPU

$
0
0
A cidade de Anapu fica na BR 230 e às margens do Rio que dá nome a cidade, no oeste do estado, o município já está com várias famílias desabrigadas, nesta terça (11) mais moradores tiveram que deixar suas casa, são pessoas que moram principalmente próximo à ponte na BR 230. Ruas inteiras foram tomadas pela água, muitos estão se valendo de canoas e se arriscando na água suja para realizar as mudanças ou chegar em casa.

Por enquanto os moradores estão se deslocando para residências de familiares e amigos que estão em área segura.“Estamos sem ter para onde ir e o Rio está subindo muito rápido, meus vizinhos a maioria já se mudaram com medo da água” Disse José Maria Teixeira, morador.

A prefeitura do município também disponibiliza veículos e espaços públicos para abrigar os moradores, mas a procura ainda é pequena, coordenadores da assistência social da cidade acompanham o drama das famílias, a prefeitura não descarta a hipótese de declarar situação de emergência nas próximas semanas.

Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia apresentou dados que podem explicar a cheia do rio, o índice pluviométrico nas cabeceiras do Rio Anapú tem ultrapassado os 100 mm, o que provoca um desaguamento superior a capacidade de vazão, provocando a cheia repentina do afluente do Rio Amazonas. A previsão para os próximos dias é de mais acúmulo de água.

Reportagem: Felype Adms
Imagens: Antonio Messias e André Costa

MONSTROS: BEBÊ RECÉM-NASCIDO É ESPANCADO ATÉ A MORTE PELOS PAIS EMBRIAGADOS

$
0
0
Covardia
Uma adolescente de 17 anos e o companheiro dela, o lavrador Francisco Gomes de Almeida, de 49 anos, espancaram até a morte a própria filha recém-nascida, na cidade de Santa Luzia, Maranhão.

A menor foi apreendida e ele preso pela Polícia Civil. Em depoimento, o casal confessou o crime e alegou ter matado a criança porque estava embriagado e não suportou ouvir o choro do bebê durante a madrugada.


"O casal começou a ingerir bebida alcoólica na noite de sábado (8), e já na madrugada de domingo foi até o quarto onde a recém-nascida dormia em uma rede. Ambos alegam que ficaram muito irritados com o choro da filha, e que a mãe retirou o bebê da rede e o jogou no chão. Tanto o pai quanto a mãe afirmam que apenas esta violência foi praticada contra a criança, porém exames confirmaram as agressões", adiantou o delegado Estefânio Aragão, titular da delegacia de Santa Luzia.


Assim que o dia amanheceu, segundo ainda o delegado, o casal se deu conta de que a filha estava morta, e como tinha consciência do crime que cometeu, resolveu forjar o velório da recém-nascida, informando que ela havia tido "morte natural". "A verdade veio à tona porque uma vizinha desconfiou e contou à polícia que o casal agredia o bebezinho, assim como o outro filho de 1 ano. No hospital, foram constatados vários hematomas no corpo da criança", acrescentou o delegado.


Segundo os resultados dos exames preliminares, o corpo da recém-nascida, chamada de Ana Vitória, apresentava hematomas principalmente na região das costas e até um furo na cabeça. "O resultado dos laudos demonstra que a criança, que tinha pouco mais de um mês de vida, não havia sido apenas jogada com força no chão. Ela foi espancada até a morte, na casa onde morava, na Rua São Raimundo, em Santa Luzia", completou o delegado Estefânio Aragão.


Francisco Gomes de Almeida, pai biológico da recém-nascida, foi preso em flagrante, na manhã de ontem, e sua companheira, a adolescente de 17 anos, mãe da menina assassinada, foi apreendida, e ambos estão à disposição da Justiça, na carceragem da Delegacia de Santa Luzia. O delegado da cidade informou que, por enquanto, ambos vão responder por homicídio comum, porém, no decorrer no inquérito policial, o crime certamente deve ser agravado em algumas qualificadoras, já que a vítima era indefesa e incapaz.

Fonte: Blog do Junior Ribeiro
Viewing all 1841 articles
Browse latest View live