↧
MULHER É PRESA EM FLAGRANTE PELA POLÍCIA ACUSADA DE TRÁFICO DE DROGAS EM BRASIL NOVO
↧
HOMEM É BRUTALMENTE ASSASSINADO A GOLPES DE FACÃO NA VICINAL 20 EM BRASIL NOVO
↧
↧
Grupo de índios tenta ocupar canteiro de obras de Belo Monte, diz CCBM
Consórcio Construtor de Belo Monte confirma tentativa de ocupação.
Grupo teria usado barcos para chegar ao local pelo rio Xingu.
Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Os índios deixaram o local após cerca de meia hora.
As estradas de acesso aos canteiros de obras da usina seguem bloqueadas em dois pontos, onde os manifestantes impedem o acesso dos funcionários e permitem apenas a passagem dos demais veículos não relacionados às obras. Segundo o CCBM os operários que moram em Altamira – e representam 40% do total – não estão trabalhando porque não conseguem ter acesso aos canteiros de obra.
Para desobstruir as estradas, os manifestantes pedem a presença dos presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Norte Energia nas negociações. Na última sexta-feira (23) um ônibus foi incendiado durante os protestos.
Os indígenas também cobraram a assinatura de um Termo de Compromisso entre a Norte Energia e a Funai, que já estava assinado dois dias antes do início do bloqueio da rodovia, e apresentaram novas exigências, algumas das quais são atribuições do Estado brasileiro, apoiadas pela Empresa, mas não de sua responsabilidade direta. Foi solicitada, ainda, a extensão por 35 anos do fornecimento gratuito de combustível às aldeias e a manutenção de barcos e veículos que foram doados pela Norte Energia no âmbito do Plano Emergencial.
A Norte Energia destaca que nenhuma área indígena será inundada pelas águas do reservatório da UHE Belo Monte. As obras citadas se destinam à melhoria da qualidade de vida dos moradores das aldeias existentes, que permanecerão nos seus lugares atuais. Os únicos índios que serão remanejados para novos bairros em Altamira são os que já moram atualmente na cidade, juntamente com outros povos ribeirinhos e pescadores.
Esclarecimentos da Norte Energia sobre ações em benefícios dos indígenas da região do Xingu.
CASAS - A Norte Energia já construiu, ou está em fase final de conclusão, 372 casas em oitos terras indígenas. As casas de madeira, solicitadas pelos indígenas, destinam-se às Terras Indígenas Apterewa (69 casas), Kuruaya (48), Xipaya (27), Cachoeira Seca (20), Arara (49), Araweté (102), Kararaô (12), Paquiçamba (45). As aldeias Koatinemo e Ita-aka, da Terra indígena Koatinemo, pediram casas de alvenaria, cujos projetos executivos estão sendo elaborados, seguindo as exigências dos órgãos fiscalizadores (CREA e FUNAI). A Norte Energia esclareceu que o número de casas a serem construídas foi definido pelo censo realizado no momento da solicitação e não pode ser ampliado continuamente para atender o crescimento da população, conforme solicitado por algumas Terras Indígenas.
TELEFONIA CELULAR- A Norte Energia esclareceu que seu compromisso de estrutura de comunicações para os povos indígenas, previsto no Licenciamento Ambiental, é o de prover um sistema de rádio, que está em plena operação há mais de três anos. O pedido de implantação de sistema de telefonia celular está fora da competência da Empresa, pois tal sistema é regido por concessão pública federal atribuída às operadoras de telefonia celular.
ENERGIA ELÉTRICA- O próprio PBA-CI, aprovado pela FUNAI, indicou que existem políticas públicas para a universalização do acesso à energia elétrica como as desenvolvidas pelo Programa “Luz Para Todos”, do Governo Federal. Portanto, esta demanda será atendida conforme cronograma aprovado pelos órgãos de governo, cabendo à Norte Energia o papel de manter a articulação para que essas áreas indígenas tenham prioridade no atendimento.
UNIDADES DE PROTEÇÃO TERRITORIAL (UPT) - Já foram construídas oito bases de um total de 21 previstas. Para continuar a construção das demais, a Norte Energia aguarda aprovação da Funai para o processo construtivo e escolta da Polícia Federal em algumas localidades para garantir a segurança dos trabalhadores.
PISTAS DE POUSO - Uma nova empresa contratada pela Norte Energia já começou a movimentar equipamentos para concluir pistas de pouso deixadas incompletas por uma construtora que havia sido imposta pelos indígenas e que abandonou o serviço antes de sua conclusão. Para outras aldeias também está em processo de contratação uma nova empresa.
COMBUSTÍVEL - Até a implantação do PBA-CI, que se encontra atualmente em curso, a Norte Energia continuará entregando mensalmente o combustível acordado com as aldeias.
MANUTENÇÃO - A Norte Energia realiza a manutenção de embarcações, motores de popa e geradores, sendo estes os itens constantes do acordo de encerramento do Plano Emergencial. Não será possível continuar esta manutenção por 35 anos, conforme solicitado agora. O Termo de Doação dos equipamentos da Norte Energia às aldeias já previa que a manutenção futura seria de responsabilidade dos novos donos.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL - A Norte Energia desenvolverá capacitações e formações de indígenas conforme dispõe o Plano Operativo aprovado pela FUNAI em conformidade com o desenvolvimento das ações e atividades do Programa de Fortalecimento Institucional e demais programas específicos do PBA-CI.
EDUCAÇÃO - A Educação Indígena é uma responsabilidade do Estado Brasileiro para com os povos indígenas. A Norte Energia continuará desempenhando seu papel de apoio ao Estado no processo de educação escolar indígena, através do Programa de Educação Escolar Indígena estabelecido no PBA-CI e seu respectivo Plano Operativo aprovado pela FUNAI. Este apoio se dá na forma de aperfeiçoamento de professores, melhoria de gestão e em apoio material.
SAÚDE - A saúde indígena também é uma responsabilidade do Estado Brasileiro e à Norte Energia cabe continuar a prestar o apoio aos entes governamentais, por meio do Programa Integrado de Saúde Indígena estabelecido no PBA-CI e seu respectivo Plano Operativo aprovado pela FUNAI. Uma das principais ações desenvolvidas é a implantação de sistemas de abastecimento de água, com perfuração de poços artesianos e instalação de redes de distribuição. Parte das obras será concluída neste ano (2014). Estão sendo realizadas também ações educativas de saúde nas aldeias com temas como manejo de lixo, de água e prevenção ao alcoolismo. Está sendo discutida com o Ministério da Saúde a construção de unidades Básicas de Saúde em aldeias selecionadas.
NOVO BAIRRO - Sobre o pedido de reassentamento dos “índios citadinos” que moram na cidade de Altamira na área denominada Pedral, a Norte Energia já esclareceu à Funai que a mesma não apresenta os requisitos exigidos pelo IBAMA no processo de Licenciamento Ambiental.
Grupo teria usado barcos para chegar ao local pelo rio Xingu.
Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Os índios deixaram o local após cerca de meia hora.
Manifestantes bloqueiam acesso de operários aos canteiros de obras de Belo Monte desde quinta (22). (Foto: Glaydson Castro/Tv Liberal) |
Um grupo de cerca de 20 índios entrou no sítio Pimental na tarde deste domingo (25), de acordo com informações do Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM). O grupo usou embarcações para chegar ao local, onde está localizado um dos principais canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
A ocupação faz parte dos protestos realizados por ribeirinhos e por representantes de cinco etnias indígenas desde a última quinta-feira (22) na região. Os manifestantes pedem agilidade na implantação do plano básico ambiental, uma das condicionantes da construção da usina. Também é reivindicada a construção de casas, postos de saúde e escolas nas aldeias, além da realocação de indígenas e ribeirinhos de comunidades afetadas pelas obras da usina.
As estradas de acesso aos canteiros de obras da usina seguem bloqueadas em dois pontos, onde os manifestantes impedem o acesso dos funcionários e permitem apenas a passagem dos demais veículos não relacionados às obras. Segundo o CCBM os operários que moram em Altamira – e representam 40% do total – não estão trabalhando porque não conseguem ter acesso aos canteiros de obra.
Para desobstruir as estradas, os manifestantes pedem a presença dos presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Norte Energia nas negociações. Na última sexta-feira (23) um ônibus foi incendiado durante os protestos.
Norte Energia nega descumprimento
De acordo com a Norte Energia, a empresa e a Funai assinaram na quarta-feira (21) o termo de compromisso do Projeto Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI), um dos condicionantes do licenciamento ambiental da hidrelétrica, expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento assegura a realização de ações firmadas pelo consórcio com a Funai e lideranças de 11 terras indígenas na região do Xingu, atendidas pelo PBA-CI.
Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: G1/PA
Nota à Imprensa
Norte Energia entrega levantamento das ações em áreas indígenas
A Norte Energia entregou na manhã desta segunda-feira (26/5) sua resposta às reivindicações apresentadas ao Governo Federal por indígenas que bloqueiam parcialmente a BR-230 (Transamazônica) e impedem, desde a noite de quinta-feira (22/5), o acesso dos trabalhadores às obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte. No manifesto, denominado “Carta Aberta das Lideranças Indígenas do Xingu, Iriri, Kuruá, as associações AIMA e Kirinapãn em repúdio aos órgãos FUNAI DF e Norte Energia”, os manifestantes pediram informações sobre obras programadas no Projeto Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI).
Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: G1/PA
Nota à Imprensa
Norte Energia entrega levantamento das ações em áreas indígenas
A Norte Energia entregou na manhã desta segunda-feira (26/5) sua resposta às reivindicações apresentadas ao Governo Federal por indígenas que bloqueiam parcialmente a BR-230 (Transamazônica) e impedem, desde a noite de quinta-feira (22/5), o acesso dos trabalhadores às obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte. No manifesto, denominado “Carta Aberta das Lideranças Indígenas do Xingu, Iriri, Kuruá, as associações AIMA e Kirinapãn em repúdio aos órgãos FUNAI DF e Norte Energia”, os manifestantes pediram informações sobre obras programadas no Projeto Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI).
Os indígenas também cobraram a assinatura de um Termo de Compromisso entre a Norte Energia e a Funai, que já estava assinado dois dias antes do início do bloqueio da rodovia, e apresentaram novas exigências, algumas das quais são atribuições do Estado brasileiro, apoiadas pela Empresa, mas não de sua responsabilidade direta. Foi solicitada, ainda, a extensão por 35 anos do fornecimento gratuito de combustível às aldeias e a manutenção de barcos e veículos que foram doados pela Norte Energia no âmbito do Plano Emergencial.
A Norte Energia destaca que nenhuma área indígena será inundada pelas águas do reservatório da UHE Belo Monte. As obras citadas se destinam à melhoria da qualidade de vida dos moradores das aldeias existentes, que permanecerão nos seus lugares atuais. Os únicos índios que serão remanejados para novos bairros em Altamira são os que já moram atualmente na cidade, juntamente com outros povos ribeirinhos e pescadores.
Esclarecimentos da Norte Energia sobre ações em benefícios dos indígenas da região do Xingu.
CASAS - A Norte Energia já construiu, ou está em fase final de conclusão, 372 casas em oitos terras indígenas. As casas de madeira, solicitadas pelos indígenas, destinam-se às Terras Indígenas Apterewa (69 casas), Kuruaya (48), Xipaya (27), Cachoeira Seca (20), Arara (49), Araweté (102), Kararaô (12), Paquiçamba (45). As aldeias Koatinemo e Ita-aka, da Terra indígena Koatinemo, pediram casas de alvenaria, cujos projetos executivos estão sendo elaborados, seguindo as exigências dos órgãos fiscalizadores (CREA e FUNAI). A Norte Energia esclareceu que o número de casas a serem construídas foi definido pelo censo realizado no momento da solicitação e não pode ser ampliado continuamente para atender o crescimento da população, conforme solicitado por algumas Terras Indígenas.
TELEFONIA CELULAR- A Norte Energia esclareceu que seu compromisso de estrutura de comunicações para os povos indígenas, previsto no Licenciamento Ambiental, é o de prover um sistema de rádio, que está em plena operação há mais de três anos. O pedido de implantação de sistema de telefonia celular está fora da competência da Empresa, pois tal sistema é regido por concessão pública federal atribuída às operadoras de telefonia celular.
ENERGIA ELÉTRICA- O próprio PBA-CI, aprovado pela FUNAI, indicou que existem políticas públicas para a universalização do acesso à energia elétrica como as desenvolvidas pelo Programa “Luz Para Todos”, do Governo Federal. Portanto, esta demanda será atendida conforme cronograma aprovado pelos órgãos de governo, cabendo à Norte Energia o papel de manter a articulação para que essas áreas indígenas tenham prioridade no atendimento.
UNIDADES DE PROTEÇÃO TERRITORIAL (UPT) - Já foram construídas oito bases de um total de 21 previstas. Para continuar a construção das demais, a Norte Energia aguarda aprovação da Funai para o processo construtivo e escolta da Polícia Federal em algumas localidades para garantir a segurança dos trabalhadores.
PISTAS DE POUSO - Uma nova empresa contratada pela Norte Energia já começou a movimentar equipamentos para concluir pistas de pouso deixadas incompletas por uma construtora que havia sido imposta pelos indígenas e que abandonou o serviço antes de sua conclusão. Para outras aldeias também está em processo de contratação uma nova empresa.
COMBUSTÍVEL - Até a implantação do PBA-CI, que se encontra atualmente em curso, a Norte Energia continuará entregando mensalmente o combustível acordado com as aldeias.
MANUTENÇÃO - A Norte Energia realiza a manutenção de embarcações, motores de popa e geradores, sendo estes os itens constantes do acordo de encerramento do Plano Emergencial. Não será possível continuar esta manutenção por 35 anos, conforme solicitado agora. O Termo de Doação dos equipamentos da Norte Energia às aldeias já previa que a manutenção futura seria de responsabilidade dos novos donos.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL - A Norte Energia desenvolverá capacitações e formações de indígenas conforme dispõe o Plano Operativo aprovado pela FUNAI em conformidade com o desenvolvimento das ações e atividades do Programa de Fortalecimento Institucional e demais programas específicos do PBA-CI.
EDUCAÇÃO - A Educação Indígena é uma responsabilidade do Estado Brasileiro para com os povos indígenas. A Norte Energia continuará desempenhando seu papel de apoio ao Estado no processo de educação escolar indígena, através do Programa de Educação Escolar Indígena estabelecido no PBA-CI e seu respectivo Plano Operativo aprovado pela FUNAI. Este apoio se dá na forma de aperfeiçoamento de professores, melhoria de gestão e em apoio material.
SAÚDE - A saúde indígena também é uma responsabilidade do Estado Brasileiro e à Norte Energia cabe continuar a prestar o apoio aos entes governamentais, por meio do Programa Integrado de Saúde Indígena estabelecido no PBA-CI e seu respectivo Plano Operativo aprovado pela FUNAI. Uma das principais ações desenvolvidas é a implantação de sistemas de abastecimento de água, com perfuração de poços artesianos e instalação de redes de distribuição. Parte das obras será concluída neste ano (2014). Estão sendo realizadas também ações educativas de saúde nas aldeias com temas como manejo de lixo, de água e prevenção ao alcoolismo. Está sendo discutida com o Ministério da Saúde a construção de unidades Básicas de Saúde em aldeias selecionadas.
NOVO BAIRRO - Sobre o pedido de reassentamento dos “índios citadinos” que moram na cidade de Altamira na área denominada Pedral, a Norte Energia já esclareceu à Funai que a mesma não apresenta os requisitos exigidos pelo IBAMA no processo de Licenciamento Ambiental.
Assessoria de Comunicação da Norte Energia
↧
MULHER VAI PARAR NO HOSPITAL DEPOIS DE COBRA A MORDER NA BUNDA ENQUANTO USAVA VASO SANITÁRIO
Uma mulher foi parar no hospital depois de ser picada por uma cobra nas nádegas enquanto usava o banheiro de sua casa. Iris Castroverde, de 30 anos, estava usando o vaso sanitário quando escutou sons sob suas pernas, e sentiu a mordida em sua parte traseira.
Ela saltou instantaneamente e teve uma grande surpresa ao ver a cobra entrando novamente pelo ralo do vaso sanitário.
Iris ficou perplexa, e correu para um hospital na cidade espanhola de Narón, onde foi tratada e recebeu alta. Ela disse que o que aconteceu com ela poderia ter sido um grande problema para os filhos pequenos.
Fonte: R7
Ela saltou instantaneamente e teve uma grande surpresa ao ver a cobra entrando novamente pelo ralo do vaso sanitário.
Iris ficou perplexa, e correu para um hospital na cidade espanhola de Narón, onde foi tratada e recebeu alta. Ela disse que o que aconteceu com ela poderia ter sido um grande problema para os filhos pequenos.
Fonte: R7
↧
PSC diz que vai recorrer contra aborto legal na lista do SUS
Os procedimentos continuam sendo permitidos para os três casos definidos na lei brasileira
O Partido Social Cristão (PSC) divulgou uma nota em seu site dizendo que irá recorrer à Justiça para cancelar a Portaria 415, do Ministério da Saúde, que oficializa o procedimento do aborto no Sistema Único de Saúde (SUS).
A portaria publicada no Diário Oficial no dia 22 de maio elevou de R$ 170 para R$443,30 o custo pelo procedimento nos hospitais, mudando o nome da atividade de “curetagem” para “interrupção da gestação ou antecipação do parto”.
A mudança da nomenclatura a ser registrada pelos médicos, de acordo com jornalista Josias de Sousa, do UOL, seria para suprir a defasagem das despesas que o hospital tinha com o aborto que é um procedimento mais complexo que a “curetagem”.
Mas para o PSC, a portaria está autorizando o procedimento no país.“O Partido Social Cristão (PSC) anuncia ao povo brasileiro que vai recorrer à Justiça contra a Portaria 415, do Ministério da Saúde, que oficializa o aborto no nosso país”, diz a nota.
A legenda ainda pede para que os brasileiros se posicionem contra a medida “nefasta” para que a portaria não prospere. “Não podemos mais permitir que ideário contra os mais caros valores da vida sejam ultrajados e desrespeitados por posições adversas ao seu povo.”
A nota também acusa o atual governo de desdenhar das necessidades reais da população brasileira se preocupando apenas em avançar sobre os princípios da existência humana.
Leia na íntegra:
PSC anuncia ação judicial contra governo por oficializar o aborto no Brasil
O Partido Social Cristão (PSC) anuncia ao povo brasileiro que vai recorrer à Justiça contra a Portaria 415, do Ministério da Saúde, que oficializa o aborto no nosso país. Esta decisão atende o clamor dos brasileiros que vêem na medida do governo uma brecha para a oficialização da interrupção da vida. Ao custo de R$ 443,30 (quatrocentos e quarenta e três reais e trinta centavos) o governo reduz princípios básicos da vida e da família a pó.
O PSC não apenas rejeita veementemente esta proposição, como também denuncia e conclama todos os brasileiros a se posicionarem contra esta iniciativa nefasta. O Partido concentrará seus esforços para que esta portaria não prospere.
Não podemos mais permitir que ideário contra os mais caros valores da vida sejam ultrajados e desrespeitados por posições adversas ao seu povo. Este governo não apenas desdenha das necessidades da população, como saúde, educação, transportes e segurança pública, como avança sobre princípios elementares da existência humana.
Ascom PSC NacionalA
O Partido Social Cristão (PSC) divulgou uma nota em seu site dizendo que irá recorrer à Justiça para cancelar a Portaria 415, do Ministério da Saúde, que oficializa o procedimento do aborto no Sistema Único de Saúde (SUS).
A portaria publicada no Diário Oficial no dia 22 de maio elevou de R$ 170 para R$443,30 o custo pelo procedimento nos hospitais, mudando o nome da atividade de “curetagem” para “interrupção da gestação ou antecipação do parto”.
A mudança da nomenclatura a ser registrada pelos médicos, de acordo com jornalista Josias de Sousa, do UOL, seria para suprir a defasagem das despesas que o hospital tinha com o aborto que é um procedimento mais complexo que a “curetagem”.
Mas para o PSC, a portaria está autorizando o procedimento no país.“O Partido Social Cristão (PSC) anuncia ao povo brasileiro que vai recorrer à Justiça contra a Portaria 415, do Ministério da Saúde, que oficializa o aborto no nosso país”, diz a nota.
A legenda ainda pede para que os brasileiros se posicionem contra a medida “nefasta” para que a portaria não prospere. “Não podemos mais permitir que ideário contra os mais caros valores da vida sejam ultrajados e desrespeitados por posições adversas ao seu povo.”
A nota também acusa o atual governo de desdenhar das necessidades reais da população brasileira se preocupando apenas em avançar sobre os princípios da existência humana.
Leia na íntegra:
PSC anuncia ação judicial contra governo por oficializar o aborto no Brasil
O Partido Social Cristão (PSC) anuncia ao povo brasileiro que vai recorrer à Justiça contra a Portaria 415, do Ministério da Saúde, que oficializa o aborto no nosso país. Esta decisão atende o clamor dos brasileiros que vêem na medida do governo uma brecha para a oficialização da interrupção da vida. Ao custo de R$ 443,30 (quatrocentos e quarenta e três reais e trinta centavos) o governo reduz princípios básicos da vida e da família a pó.
O PSC não apenas rejeita veementemente esta proposição, como também denuncia e conclama todos os brasileiros a se posicionarem contra esta iniciativa nefasta. O Partido concentrará seus esforços para que esta portaria não prospere.
Não podemos mais permitir que ideário contra os mais caros valores da vida sejam ultrajados e desrespeitados por posições adversas ao seu povo. Este governo não apenas desdenha das necessidades da população, como saúde, educação, transportes e segurança pública, como avança sobre princípios elementares da existência humana.
Ascom PSC NacionalA
↧
↧
Luciana Gimenez é vítima de ataque epilético em programa ao vivo
Embora os noticiários publicam como desmaio o que ocorreu com Luciana Gimenez, a coisa é mais séria segundo relatos. Não foi simples desmaio, afirmaram os presentes. Luciana teve um desmaio quando fazia chacota das religiões, mas mesma atribui a pressão o desmaio.
"Tive uma queda de pressão brusca e estou bem me recuperando em casa. Gostaria de agradecer a todos pelo carinho", disse Luciana com exclusividade para a CARAS Digital nesta terça-feira, 27.
A assessoria da própria apresentadora confirmou para a CARAS Digital que Luciana está bem após o mal estar e que não recebeu nenhuma "entidade" durante o programa que discutiu o tema da religião (veja abaixo), mas continua em repouso em sua casa no bairro de Cidade Jardim.
Segundo a assessoria da RedeTV!, a apresentadora teve uma queda de pressão e precisou receber atendimento médico durante um intervalo comercial da atração. A assessoria também confirmou a gravação de uma edição do Luciana By Night na noite de hoje na sede da emissora Quando a miss Viviane (ex Ronaldinha) estava falando, se escuta um barulho e imediatamente ela grita por Jesus, Jesus olhando pra Luciana.
Depoimentos das pessoas próximos à apresentadora afirmam que ela caiu no chão e ficou estrebuchando e falando algo com uma voz grave e babando. Os médicos foram até ela, mas ela só voltou ao normal com a oração de um dos Pastores que estava lá discutindo com umbandistas.
A assessoria da emissora pediu que não fosse divulgado a situação presente da apresentadora no momento que ela foi atendido pelos médicos e por pastores que oraram por ela. Religiosos presentes atribuíram a "possessão demoníaca" conforme relataram as pessoas no local.
A assessoria da própria apresentadora confirmou para a CARAS Digital que Luciana está bem após o mal estar e que não recebeu nenhuma "entidade" durante o programa que discutiu o tema da religião (veja abaixo), mas continua em repouso em sua casa no bairro de Cidade Jardim.
Segundo a assessoria da RedeTV!, a apresentadora teve uma queda de pressão e precisou receber atendimento médico durante um intervalo comercial da atração. A assessoria também confirmou a gravação de uma edição do Luciana By Night na noite de hoje na sede da emissora Quando a miss Viviane (ex Ronaldinha) estava falando, se escuta um barulho e imediatamente ela grita por Jesus, Jesus olhando pra Luciana.
Depoimentos das pessoas próximos à apresentadora afirmam que ela caiu no chão e ficou estrebuchando e falando algo com uma voz grave e babando. Os médicos foram até ela, mas ela só voltou ao normal com a oração de um dos Pastores que estava lá discutindo com umbandistas.
A assessoria da emissora pediu que não fosse divulgado a situação presente da apresentadora no momento que ela foi atendido pelos médicos e por pastores que oraram por ela. Religiosos presentes atribuíram a "possessão demoníaca" conforme relataram as pessoas no local.
↧
Norte Energia repudia tentativa de invasão ao sítio Pimental
A Norte Energia, empresa responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, refuta a versão difundida por indígenas da etnia Xikrin de que tentaram entrar pacificamente no Sítio Pimental no final da tarde de domingo (25/5) para negociar com a diretoria da Empresa. O que houve foi uma tentativa de invasão ao local onde está sendo construída a Casa de Força Complementar do empreendimento. Os fatos falam por si:
1 – Desde a manhã de sexta-feira (23/5), toda e qualquer negociação com os indígenas ocorre diretamente no Km 27 da Rodovia Transamazônica (BR-230) e é acompanhada por autoridades públicas. Neste ambiente nunca houve, de parte dos Xikrin, solicitação de negociação no Sitio Pimental;
2 - Não há e nunca houve diretores da Norte Energia baseados no Sítio Pimental. Isto é de conhecimento das lideranças indígenas, que a qualquer momento são recebidas pela Superintendência de Assuntos Indígenas da Empresa;
3 – Ao contrário do que dizem os indígenas, o grupo que tentou invadir o Sítio Pimental estava armado de bordunas, como mostram imagens divulgadas pelo Jornal Liberal 2ª Edição de segunda-feira (26/5);
4 – É no mínimo inusitado definir como tentativa de negociação um ato sem qualquer aviso, no qual os interlocutores encontram-se a mais de 50 quilômetros e, o que é mais sintomático, num domingo, dia em que não há atividades nos canteiros de obra da Usina;
5 – Outro fato notório: o acesso ao Sítio Pimental é feito por terra. A política de segurança da Norte Energia impede que embarcações não autorizadas atraquem na área, devido à grande circulação de veículos pesados, máquinas e guindastes;
6 – Há registro documental e imagens da tentativa de invasão ao Sitio Pimental.
As áreas da Usina Hidrelétrica Belo Monte têm Declaração de Interesse Público, divulgada no Diário Oficial da União. O empreendimento é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, ou seja, é uma obra de interesse nacional, o que levou o Ministério da Justiça a determinar, por meio de portaria, a presença da Força Nacional nos canteiros da Usina. Este efetivo está protegendo uma obra de relevante interesse nacional, que vai garantir, quando estiver em plena operação, energia elétrica para cerca de 60 milhões de brasileiros.
A atuação da Norte Energia é pautada pelo respeito e o diálogo com as populações tradicionais. Na região do Xingu, a empresa desenvolve o Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena, que já conta com investimentos superiores a R$ 150 milhões. Portanto, a Norte Energia repudia ações intempestivas como a tentativa de invasão ao Sítio Pimental promovida por indígenas armados no último domingo (25/5).
Gerência de Comunicação da Norte Energia SA
1 – Desde a manhã de sexta-feira (23/5), toda e qualquer negociação com os indígenas ocorre diretamente no Km 27 da Rodovia Transamazônica (BR-230) e é acompanhada por autoridades públicas. Neste ambiente nunca houve, de parte dos Xikrin, solicitação de negociação no Sitio Pimental;
2 - Não há e nunca houve diretores da Norte Energia baseados no Sítio Pimental. Isto é de conhecimento das lideranças indígenas, que a qualquer momento são recebidas pela Superintendência de Assuntos Indígenas da Empresa;
3 – Ao contrário do que dizem os indígenas, o grupo que tentou invadir o Sítio Pimental estava armado de bordunas, como mostram imagens divulgadas pelo Jornal Liberal 2ª Edição de segunda-feira (26/5);
4 – É no mínimo inusitado definir como tentativa de negociação um ato sem qualquer aviso, no qual os interlocutores encontram-se a mais de 50 quilômetros e, o que é mais sintomático, num domingo, dia em que não há atividades nos canteiros de obra da Usina;
5 – Outro fato notório: o acesso ao Sítio Pimental é feito por terra. A política de segurança da Norte Energia impede que embarcações não autorizadas atraquem na área, devido à grande circulação de veículos pesados, máquinas e guindastes;
6 – Há registro documental e imagens da tentativa de invasão ao Sitio Pimental.
As áreas da Usina Hidrelétrica Belo Monte têm Declaração de Interesse Público, divulgada no Diário Oficial da União. O empreendimento é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, ou seja, é uma obra de interesse nacional, o que levou o Ministério da Justiça a determinar, por meio de portaria, a presença da Força Nacional nos canteiros da Usina. Este efetivo está protegendo uma obra de relevante interesse nacional, que vai garantir, quando estiver em plena operação, energia elétrica para cerca de 60 milhões de brasileiros.
A atuação da Norte Energia é pautada pelo respeito e o diálogo com as populações tradicionais. Na região do Xingu, a empresa desenvolve o Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena, que já conta com investimentos superiores a R$ 150 milhões. Portanto, a Norte Energia repudia ações intempestivas como a tentativa de invasão ao Sítio Pimental promovida por indígenas armados no último domingo (25/5).
Gerência de Comunicação da Norte Energia SA
↧
SECRETÁRIO DE SAÚDE DE BRASIL NOVO ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO DE ABERTURA DE PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO NASF.
O Secretário Municipal de Saúde, Noédson Carvalho, assinou o Termo de Cooperação de Abertura do Projeto 124/2013 de Estruturação e Adequação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o chamado NASF que de acordo com o Secretário, significará mais uma equipe para auxiliar os Postos de Saúde da família onde terá à disposição dos usuários da saúde uma Fonoaudióloga, uma Nutricionista, Fisioterapeuta e outros profissionais que darão suporte aos PSFs. “Existe todo um processo burocrático e as etapas vão sendo vencidas. Como a gente assinou agora o termo de cooperação, o próximo passo será abrir o processo licitatório o que demora certo período, mas acho que depois de licitado acredito que em um espaço de 60 ou 90 dias estaremos aptos a começar a construção”. – disse Noédson ao ser perguntado sobre a previsão de início de construção da obra.
Noédson Carvalho não tem medido esforços na busca por melhorias na saúde de Brasil Novo desde que assumiu a Pasta no município. Desde que emancipou a saúde, após o fechamento do Hospital Natália Arraes, o Secretário tem trabalhado incansavelmente para que os usuário tenha aceso ao melhor serviço e os resultados tem sido satisfatório.
A Sala de Estabilização, que funciona como Hospital com leitos de internação, emergência, enfermeiros e médicos de plantão foram realizadas 751 atendimentos, um parto normal, 20 transferências para o hospital das Clínicas e 04 para o Hospital Regional da Transamazônica em Altamira até o fechamento desta matéria.
As novas instalações serão construídas entre a USF Brasil Novo e o Centro de Fisioterapia.
ASCOM-PMBN
Noédson Carvalho não tem medido esforços na busca por melhorias na saúde de Brasil Novo desde que assumiu a Pasta no município. Desde que emancipou a saúde, após o fechamento do Hospital Natália Arraes, o Secretário tem trabalhado incansavelmente para que os usuário tenha aceso ao melhor serviço e os resultados tem sido satisfatório.
A Sala de Estabilização, que funciona como Hospital com leitos de internação, emergência, enfermeiros e médicos de plantão foram realizadas 751 atendimentos, um parto normal, 20 transferências para o hospital das Clínicas e 04 para o Hospital Regional da Transamazônica em Altamira até o fechamento desta matéria.
As novas instalações serão construídas entre a USF Brasil Novo e o Centro de Fisioterapia.
ASCOM-PMBN
↧
Mulher e crivada a balas em Tucuruí
Por volta das 21 h desta terça-feira (27), mais um assassinato foi registrado com suspeita de crime de execução da nacional Suely Lima Nunes, 27 anos, que transitava em um veículo Logan, de cor vermelha pela Rua São paulo, nas proximidades da Rua Pernambuco no bairro do Getat, em Tucuruí, sudeste do Pará, sendo abordada por dois elementos não identificados em uma motocicleta, que dispararam diversos tiros contra o veículo na direção do condutor.
Suely Lima Nunes foi surpreendida com os tiros e ainda chegou a ser socorrida pela equipe do 192, e levada para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, de Tucuruí, mais em função as inúmeras perfurações de bala, os profissionais de saúde ainda tentaram realizar a reanimação da vítima, mas sem sucesso, sendo confirmada sua morte as 21:30 h.
Segundo informações da vizinhança, Suely Lina Nunes, teria saído de sua casa que fica a pouco menos de 500 metros do local do crime, com a intenção de comprar lanche para o marido Eliezer Neves e seus três filhos, foi quando dois homens que estavam de capacetes, passaram ao lado do veículo Logan e dispararam diversos tiros, ao observarem que quem conduzia o carro era uma mulher, ficaram surpresos e fugiram do local do atentado.
Tudo leva a crer, que a ação homicida seria para dar cabo da vida de Eliezer Neves companheiro de Suely, pessoa bastante conhecida na região e que sempre trabalhou na defesa dos sem terras, bem como sempre esteve envolvido em campanhas políticas em função ao trabalho que realiza junto às comunidades da região.
Esta linha de investigação poderá ser uma das metas dos delegados Sandro Rivelino e Eduardo Paisani da Seccional de Tucuruí.
O corpo de Suely Nunes foi removido pela equipe do IML de Tucuruí para necropsia e será liberado na manhã desta quarta-feira (28) para os familiares.
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles
Suely Lima Nunes foi surpreendida com os tiros e ainda chegou a ser socorrida pela equipe do 192, e levada para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, de Tucuruí, mais em função as inúmeras perfurações de bala, os profissionais de saúde ainda tentaram realizar a reanimação da vítima, mas sem sucesso, sendo confirmada sua morte as 21:30 h.
Suely Lima Nunes, 27 anos |
Tudo leva a crer, que a ação homicida seria para dar cabo da vida de Eliezer Neves companheiro de Suely, pessoa bastante conhecida na região e que sempre trabalhou na defesa dos sem terras, bem como sempre esteve envolvido em campanhas políticas em função ao trabalho que realiza junto às comunidades da região.
Esta linha de investigação poderá ser uma das metas dos delegados Sandro Rivelino e Eduardo Paisani da Seccional de Tucuruí.
O corpo de Suely Nunes foi removido pela equipe do IML de Tucuruí para necropsia e será liberado na manhã desta quarta-feira (28) para os familiares.
A Polícia Civil solicitou ainda que os peritos do Instituto Renato Chaves realizassem pericia no local do crime e no veículo conduzido pela vítima.
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles
↧
↧
JOVEM É ATINGIDO POR LINHA DE CEROL QUANDO TRAFEGAVA PELA BR 262 EM UBERABA MINAS GERAIS
As campanhas de combate ao uso de cerol e as constantes mortes ocasionadas pelo seu uso indiscriminado parece mesmo não surtir efeitos.
Em Uberaba, 475 km de Belo Horizonte, um jovem que trafegava pela BR 262 com uma moto foi atingido por uma linha de cerol que acabou cortando o pescoço do jovem causando ferimentos graves.
O fato foi ocorrido neste domingo (25) por volta das 17 horas. Nosso internauta flagrou o momento em que a vítima aguardava a chegada de unidade de resgate. As últimas informações dão conta que o rapaz segue internado e o seu estado de saúde ainda é considerado grave.
Em Uberaba, 475 km de Belo Horizonte, um jovem que trafegava pela BR 262 com uma moto foi atingido por uma linha de cerol que acabou cortando o pescoço do jovem causando ferimentos graves.
O fato foi ocorrido neste domingo (25) por volta das 17 horas. Nosso internauta flagrou o momento em que a vítima aguardava a chegada de unidade de resgate. As últimas informações dão conta que o rapaz segue internado e o seu estado de saúde ainda é considerado grave.
↧
Protesto de índios chega ao fim após 6 dias de bloqueio na Transamazônica
Manifestantes decidiram encerrar na noite desta terça (27) o protesto que bloqueava o acesso aos canteiros de obras da usina de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. Índios de quatro etnias e ribeirinhos protestavam há cerca de 6 dias na rodovia Transamazônica, exigindo agilidade da Norte Energia na execução do plano básico ambiental, uma das condicionantes para a construção da hidrelétrica no rio Xingu. Uma reunião com foi marcada para o dia 4 de junho em Brasília.
O acordo foi decidido após doze horas de negociação entre representantes do governo e lideranças indígenas. Foi decidido que, na reunião do dia 4, estarão presentes representantes da Norte Energia, da Casa Civil, do Ministério da Justiça e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Na rodovia, pneus e paus foram incendiados para bloquear a passagem de veículos, que foram revistados pelos manifestantes durante toda a tarde desta terça. O transporte de operários e mantimentos para os canteiros de obras foi impedido, e dois ônibus que tentaram furar o bloqueio receberam flechadas.
Entenda o caso
Cerca de 320 índios de 4 etnias e ribeirinhos das regiões do Xingu e Iriri exigem agilidade da Norte Energia na execução do plano básico ambiental, uma das condicionantes para a construção da usina de Belo Monte, como por exemplo, a construção de de postos de saúde e escolas nas aldeias. De acordo com os índios, a empresa firmou compromissos durante ocupações anteriores que jamais sairam do papel.
Os manifestantes impediram o acesso de operários aos canterios de obras desde a noite de quinta (22), permitindo apenas a passagem de veículos não relacionados às obras. Durante o protesto de sexta-feira (23) um ônibus foi incendiado, e o caso é investigado pela polícia. No domingo (25), três índios ficaram feridos após tentativa de ocupação em um dos canteiros de obras, e denunciaram que foram agredidos por homens da Força Nacional.
A norte energia informou que a empresa assinou com a funai o termo de compromisso do projeto básico ambiental-componente indígena. O documento, de acordo com a empresa, firma acordo para a realização de ações que beneficiam 11 aldeias da região. A Justiça determinou que os índios desbloqueiem os acessos aos canteiros de obras ainda nesta segunda-feira.
Fonte: G1 PA
O acordo foi decidido após doze horas de negociação entre representantes do governo e lideranças indígenas. Foi decidido que, na reunião do dia 4, estarão presentes representantes da Norte Energia, da Casa Civil, do Ministério da Justiça e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Na rodovia, pneus e paus foram incendiados para bloquear a passagem de veículos, que foram revistados pelos manifestantes durante toda a tarde desta terça. O transporte de operários e mantimentos para os canteiros de obras foi impedido, e dois ônibus que tentaram furar o bloqueio receberam flechadas.
Entenda o caso
Cerca de 320 índios de 4 etnias e ribeirinhos das regiões do Xingu e Iriri exigem agilidade da Norte Energia na execução do plano básico ambiental, uma das condicionantes para a construção da usina de Belo Monte, como por exemplo, a construção de de postos de saúde e escolas nas aldeias. De acordo com os índios, a empresa firmou compromissos durante ocupações anteriores que jamais sairam do papel.
Os manifestantes impediram o acesso de operários aos canterios de obras desde a noite de quinta (22), permitindo apenas a passagem de veículos não relacionados às obras. Durante o protesto de sexta-feira (23) um ônibus foi incendiado, e o caso é investigado pela polícia. No domingo (25), três índios ficaram feridos após tentativa de ocupação em um dos canteiros de obras, e denunciaram que foram agredidos por homens da Força Nacional.
A norte energia informou que a empresa assinou com a funai o termo de compromisso do projeto básico ambiental-componente indígena. O documento, de acordo com a empresa, firma acordo para a realização de ações que beneficiam 11 aldeias da região. A Justiça determinou que os índios desbloqueiem os acessos aos canteiros de obras ainda nesta segunda-feira.
Fonte: G1 PA
↧
BARCO QUE SAIU DE SANTARÉM COM DESTINO A ITAITUBA PEGA FOGO. TODOS QUE ESTAVAM NA EMBARCAÇÃO SE SALVARAM
Uma embarcação que saiu de Santarém ontem com destino a cidade de Itaituba pegou fogo por volta das 18:30 horas, a cozinheira deixou ligado o registro do gás (fogão), e acendeu o isqueiro, pegou fogo por trás do barco, e rápido se alastrou, uma bajara que passava por perto ajudou a tirar os passageiros, outros que não conseguiram se jogaram no rio, só a cozinheira sofreu queimaduras de 1º grau, depois que começou a pegar fogo o comandante colocou o barco para beira do rio, que pegou fogo por completo.
O barco pegou fogo as proximidades da comunidade de Saraipim rio Tapajós.
Vale ressaltar que o nome do barco é Sanfranel, mas conhecido como São Francisco, o barco estava alugado, pois o que fazia a linha era o barco Braga irmãos.
Dos aproximadamente 40 passageiros, só a cozinheira sofreu ferimentos, todos se salvaram.
Vale ressaltar que o nome do barco é Sanfranel, mas conhecido como São Francisco, o barco estava alugado, pois o que fazia a linha era o barco Braga irmãos.
Dos aproximadamente 40 passageiros, só a cozinheira sofreu ferimentos, todos se salvaram.
JK com informações pelo Whatsapp
↧
CAMINHÃO ATROPELA E MATA ESTUDANTE EM ALTAMIRA
Caminhão da Empresa CCB Construtora atropelou Tatiana Jhenifer de 15 anos no semáforo dos cruzamentos das ruas João Coelho e Abel Figueiredo, segundo o motorista Manoel Luiz de Maria Paulino o mesmo não viu a garota ao lado do carro, e só percebeu quando populares chamaram atenção dele.
Tatiana era estudante e estava a caminho da escola. Manoel foi levado para Delegacia de Polícia Civil. O mesmo deve responder por homicídio culposo, quando não há intensão de matar e se for réu primário possivelmente pagará fiança e será liberado.
Tatiana era estudante e estava a caminho da escola. Manoel foi levado para Delegacia de Polícia Civil. O mesmo deve responder por homicídio culposo, quando não há intensão de matar e se for réu primário possivelmente pagará fiança e será liberado.
↧
↧
Bye bye, Supremo: Joaquim Barbosa vai deixar o STF em junho
Barbosa: agora, chega |
Joaquim Barbosa vai deixar o STF em junho. Comunicou ontem Dilma Rousseff de sua decisão. Seu mandato como presidente acabaria em novembro. Como ministro ainda teria onze anos de labuta até a aposentadoria, que se dá aos 70 anos.
Ricardo Lewandowskii, o vice do Supremo, assumirá antes do previsto, portanto.
O mais polêmico dos presidentes do Supremo já dissera várias vezes que deixaria sua cadeira antes da aposentadoria. Barbosa já tem planos para o futuro.
Por Lauro Jardim
O mais polêmico dos presidentes do Supremo já dissera várias vezes que deixaria sua cadeira antes da aposentadoria. Barbosa já tem planos para o futuro.
Por Lauro Jardim
Fonte: http://veja.abril.com.br/
↧
Mais uma tragédia em Itaituba: Carreta passa por cima de criança no distrito de Miritituba
Segundo informações o acidente aconteceu por volta de 11 horas da manhã desta quinta feira, 29, no Distrito de Miritituba, município de Itaituba no oeste do estado.
As informações ainda são poucas, mas relatos dão conta que o motorista de uma carreta ao dar a ré não teria visto a criança que estava vindo da escola e teria passado por cima da mesma que teve morte instantânea, não houve nem tempo para acionar o socorro. O acidente chamou atenção de dezenas de curiosos, que ficaram revoltados com a falta de atenção do motorista.
As informações ainda são poucas, mas relatos dão conta que o motorista de uma carreta ao dar a ré não teria visto a criança que estava vindo da escola e teria passado por cima da mesma que teve morte instantânea, não houve nem tempo para acionar o socorro. O acidente chamou atenção de dezenas de curiosos, que ficaram revoltados com a falta de atenção do motorista.
Fonte: Junior Ribeiro com fotos enviadas pelo Whatsapp
↧
Criança morre após ter sido atropelada em Altamira. Caminhão passou por cima da garota.
A estudante Tatiana Jhenifer, estava indo para a escola quando ao passar por um cruzamento entre a Rua Antonio Vieira e Avenida João Coelho, acabou sendo atingida por um caminhão.
A garota de apenas 13 anos,morreu na hora. O veículo chegou a passar por cima da vítima. O motorista disse que o semáforo estava aberto e acredita que a estudante atravessou junto com o caminhão.
A garota de apenas 13 anos,morreu na hora. O veículo chegou a passar por cima da vítima. O motorista disse que o semáforo estava aberto e acredita que a estudante atravessou junto com o caminhão.
A tragédia aconteceu por volta das 12:54 desta quinta feira (29). Tatiana usava uma bicicleta quando foi atropelada. Segundo a Polícia Militar, o motorista foi levado para delegacia de Polícia Civil e pode responder por homicídio culposo, quando não há intensão de matar.
Por: Sidalécio Souza (Jornalista SBT Altamira)
Por: Sidalécio Souza (Jornalista SBT Altamira)
↧
PESCADORES FAZEM MANIFESTAÇÕES EM FRENTE O FÓRUM DE ALTAMIRA.
Segundo o presidente da colônia de pesca do município de Vitória do Xingu, Diácono da Láqua Chefe, o protesto é uma forma de pedir agilidade nos processos judiciais que tramitam na comarca de Altamira há mais de dois anos e até o momento não houve nenhuma audiência nem com a Norte Energia e nem com a Classe, em relação a esses processos de pedido de indenização.
Postado por José Antônio Araújo De Lima
Postado por José Antônio Araújo De Lima
↧
↧
Jovem esquarteja o próprio cachorro e joga dentro de igreja evangélica durante culto
Na noite do último domingo um jovem de 18 anos jogou dentro de uma igreja evangélica os pedaços de um cachorro que ele havia esquartejado. O caso aconteceu na cidade de Ipiguá, em São Paulo.
De acordo com o site Diário Web, o rapaz matou o cachorro, que era dele, após uma briga com sua esposa, na qual a agrediu fisicamente. Após matar e esquartejar o cachorro, ele levou o animal até uma igreja evangélica, onde estava acontecendo um culto, e abandonou os pedaços do corpo do animal sobre o altar.
Segundo a polícia o rapaz, que foi identificado como Guilherme, estava bêbado no momento em que entrou na igreja. Testemunhas afirmam que ele carregava, além do cachorro, uma garrafa de cerveja e uma faca de açougueiro. A polícia foi chamada para atender ao caso, mas quando chegou ao local o rapaz já havia fugido.
- Infelizmente, ele caiu nas drogas e não estamos mais reconhecendo ele – afirmou a testemunha.
De acordo com o site Diário Web, o rapaz matou o cachorro, que era dele, após uma briga com sua esposa, na qual a agrediu fisicamente. Após matar e esquartejar o cachorro, ele levou o animal até uma igreja evangélica, onde estava acontecendo um culto, e abandonou os pedaços do corpo do animal sobre o altar.
Segundo a polícia o rapaz, que foi identificado como Guilherme, estava bêbado no momento em que entrou na igreja. Testemunhas afirmam que ele carregava, além do cachorro, uma garrafa de cerveja e uma faca de açougueiro. A polícia foi chamada para atender ao caso, mas quando chegou ao local o rapaz já havia fugido.
Um morador da região, que não quis se identificar, relatou que conhece o jovem desde criança e ele nunca foi uma pessoa agressiva. Porém, conta que seu comportamento teria mudado após ele se envolver com o uso de drogas.
- Infelizmente, ele caiu nas drogas e não estamos mais reconhecendo ele – afirmou a testemunha.
↧
Pressão da bancada evangélica leva ministro da Saúde a revogar portaria que legalizava o aborto
A polêmica gerada pela portaria do Ministério da Saúde que abria precedentes para a prática do aborto na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com os custos pagos pelo governo federal levou o ministro Arthur Chioro a prometer que revogaria a determinação.
O recuo aconteceu depois da pressão feita por setores da sociedade contrários ao aborto e de um ameaças de ações judiciais.
“O Partido Social Cristão (PSC) anuncia ao povo brasileiro que vai recorrer à Justiça contra a Portaria 415, do Ministério da Saúde, que oficializa o aborto no nosso país. Esta decisão atende o clamor dos brasileiros que vêem na medida do governo uma brecha para a oficialização da interrupção da vida. Ao custo de R$ 443,30 (quatrocentos e quarenta e três reais e trinta centavos) o governo reduz princípios básicos da vida e da família a pó”, dizia a nota divulgada pelo partido dos pastores Everaldo Pereira, pré-candidato à presidência da República, e Marco Feliciano, deputado federal candidato à reeleição.
O senador Magno Malta (PR-ES), ferrenho opositor da proposta de legalização do aborto, já havia convocado a comunidade cristã para se posicionar sobre o tema: “Chamo a atenção para que nós cristãos, que entendemos o aborto como uma afronta à natureza de Deus, nos levantemos, nos insurjamos e exijamos que essa portaria seja revogada”.
Outro que se posicionou contrário à medida foi o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líder da bancada de seu partido na Câmara dos Deputados e integrante da bancada evangélica, que se juntou ao coro dos contrários à medida: “Alertei [o ministro Arthur Chioro] que estava ingressando na Câmara dos Deputados com um projeto de decreto legislativo para revogar a portaria 415 do ministério. Alertei a ele que pelos termos da portaria ela estaria legalizando o aborto ilegal. Nesta quarta (28), o ministro me procurou para comunicar que estudou a portaria editada por uma secretaria do Ministério e entendeu que havia falhas. Logo resolveu revogá-la para melhor estudá-la. Quero deixar aqui registrado o agradecimento ao ministro pela compreensão do tema e pela decisão tomada de revogação da portaria 415. Certamente, após estudá-la, ele deverá apresentar alguma nova proposta ou nova portaria nos estritos termos da legislação vigente”, relatou o parlamentar.
Sobre a legalização do aborto
A portaria do Ministério da Saúde autorizava o aborto na rede do SUS em casos de vítimas de estupro, risco de vida da gestante ou gestação de anencéfalo, este último já legalizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Após a pressão ter sido eficaz na derrubada da portaria, Malta comemorou:“As investidas foram muitas, mas nós resistimos! Parabéns à frente evangélica, à frente da família, que eu tenho orgulho de presidir, parabéns até àqueles que, independente de sua confissão de fé, acreditam na vida, como nós acreditamos”.
O recuo aconteceu depois da pressão feita por setores da sociedade contrários ao aborto e de um ameaças de ações judiciais.
“O Partido Social Cristão (PSC) anuncia ao povo brasileiro que vai recorrer à Justiça contra a Portaria 415, do Ministério da Saúde, que oficializa o aborto no nosso país. Esta decisão atende o clamor dos brasileiros que vêem na medida do governo uma brecha para a oficialização da interrupção da vida. Ao custo de R$ 443,30 (quatrocentos e quarenta e três reais e trinta centavos) o governo reduz princípios básicos da vida e da família a pó”, dizia a nota divulgada pelo partido dos pastores Everaldo Pereira, pré-candidato à presidência da República, e Marco Feliciano, deputado federal candidato à reeleição.
O senador Magno Malta (PR-ES), ferrenho opositor da proposta de legalização do aborto, já havia convocado a comunidade cristã para se posicionar sobre o tema: “Chamo a atenção para que nós cristãos, que entendemos o aborto como uma afronta à natureza de Deus, nos levantemos, nos insurjamos e exijamos que essa portaria seja revogada”.
Outro que se posicionou contrário à medida foi o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líder da bancada de seu partido na Câmara dos Deputados e integrante da bancada evangélica, que se juntou ao coro dos contrários à medida: “Alertei [o ministro Arthur Chioro] que estava ingressando na Câmara dos Deputados com um projeto de decreto legislativo para revogar a portaria 415 do ministério. Alertei a ele que pelos termos da portaria ela estaria legalizando o aborto ilegal. Nesta quarta (28), o ministro me procurou para comunicar que estudou a portaria editada por uma secretaria do Ministério e entendeu que havia falhas. Logo resolveu revogá-la para melhor estudá-la. Quero deixar aqui registrado o agradecimento ao ministro pela compreensão do tema e pela decisão tomada de revogação da portaria 415. Certamente, após estudá-la, ele deverá apresentar alguma nova proposta ou nova portaria nos estritos termos da legislação vigente”, relatou o parlamentar.
Sobre a legalização do aborto
A portaria do Ministério da Saúde autorizava o aborto na rede do SUS em casos de vítimas de estupro, risco de vida da gestante ou gestação de anencéfalo, este último já legalizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Após a pressão ter sido eficaz na derrubada da portaria, Malta comemorou:“As investidas foram muitas, mas nós resistimos! Parabéns à frente evangélica, à frente da família, que eu tenho orgulho de presidir, parabéns até àqueles que, independente de sua confissão de fé, acreditam na vida, como nós acreditamos”.
↧
Acidente nas Minas Gerais com Regivaldo Galvão.
O conhecido Taradão, sofreu um acidente em Minas Gerais segundo relatos ele teria cochilado no volante e acordou com a buzina de um caminhão, o veículo onde ele estava ficou totalmente destruído. Regivaldo foi levado para o hospital, e ao contrário do que foi propagado ele não corre risco de vida, apenas machucou as pernas e os braços, existe apenas uma suspeita de fratura ainda não confirmada.
Familiares irão encaminhar Regivaldo ainda hoje para um hospital no Rio de Janeiro onde ele passará por exames de avaliação. O quadro clínico dele é estável.
Por: Felype Adms
Familiares irão encaminhar Regivaldo ainda hoje para um hospital no Rio de Janeiro onde ele passará por exames de avaliação. O quadro clínico dele é estável.
Por: Felype Adms
↧