Quantcast
Channel: TV Cidade SBT Brasil Novo-PA
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1841

Tecnologia de última geração para transportar a energia de Belo Monte

$
0
0
Foto - Regina Santos/Norte Energia.
Tecnologia de última geração vai levar a 60 milhões de brasileiros em 17 Estados a energia elétrica gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída pela Norte Energia no rio Xingu, no Pará. O sistema de transmissão, leiloado nesta sexta-feira (07/02) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será o primeiro a operar na tensão de 800 kV da América Latina.


Duilio Diniz de Figueiredo
Diretor presidente da Norte Energia.
“Esta tecnologia reduz a perda de energia durante a transmissão, o que reforça o potencial de geração da Usina Hidrelétrica Belo Monte, obra que respeita os princípios de sustentabilidade e vai gerar energia limpa e renovável”, afirma Duilio Diniz de Figueiredo, diretor presidente da Norte Energia. Duilio lembra que a readequação do projeto original de Belo Monte reduziu em 60% a área dos reservatórios da Usina.“A relação de área alagada por MW instalado é de apenas 0,04 MW/km², uma das menores do mundo”, destaca.

A Usina Hidrelétrica Belo Monte encerrou 2013 com cerca de 45% das obras civis concluídas e estará com as máquinas em operação quando o Sistema de Transmissão leiloado nesta sexta-feira entrar em operação. Mais de 20 mil trabalhadores estão distribuídos em quatro frentes da obra: Sítio Belo Monte (casa de força principal), Sítio Pimental (casa de força secundária), Canais e Diques. O empreendimento já consumiu mais de um milhão de metros cúbicos de concreto, 120 mil toneladas de cimento e 22 mil toneladas de aço.

Com operação em regime a fio d’água, o reservatório de Belo Monte ocupará 503 km², dos quais 228 km² (45%) correspondem ao leito original do rio Xingu. A Usina terá potência instalada de 11.233,1 MW, com 4.571 MW médios de energia assegurada, que atenderá 18 milhões de residências e 60 milhões de pessoas, o equivalente à população da França. Da energia a ser gerada, 70% serão destinados a 27 distribuidoras em 17 Estados por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Norte Energia.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1841