O diretor do Demutran, Carlos, Alberto, explica que a iniciativa para fazer essa operação foi por causa do grande número de acidentes que estavam ocorrendo no município, inclusive envolvendo menores de idade, e também pela poluição sonora gerada pelas motocicletas com descargas adulteradas, mas o diretor reforça que os agentes e os policiais estão atentos a todas as irregularidades registradas no trânsito. “O nosso objetivo é diminuir a poluição sonora, que tanto incomoda a população de Vitória, como também garantir a segurança dos motoristas e dos pedestres”, destacou Carlos Alberto.
A operação não tem data para terminar e já foi realizada na sede do município e nas comunidades de Belo Monte e Leonardo D`Vinci. Segundo o diretor do DEMUTRAN, ela vai percorrer todas as comunidades da zona rural do município.
Hoje, segundo dados do Denatran, há 1.900 veículos legalizados no município de Vitória do Xingu, mas Carlos Alberto garante que a frota de veículos circulando pela cidade, é duas vezes maior, por causa das obras da Hidrelétrica de Belo Monte, na região.
As motocicletas apreendidas, durante a Operação, serão levadas para o pátio do Departamento Municipal de Trânsito, e só podem ser retiradas depois de regularizada a situação. Já os kadrons serão inutilizados pelo DEMUTRAN, na Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre 18 e 23 de setembro de 2015. “peço para aqueles que ainda não tiraram seus Kadrons que procurem tirar por conta própria, antes que tenhamos que tirar aqui dentro do pátio do Demutran”, finalizou o diretor do órgão.
A Voz do Xingu