José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui) |
Mas os fatos fazem a gente ser um pouco repetitivo. Quando a história passa na frente dos nossos olhos, a gente não pode se calar. Somos privilegiados em estarmos numa geração que pode assistir Silvio Santos ainda se apresentando na TV. No futuro, o povo vai buscar vídeos na Internet para saber quem era esse cara, mas nós podemos assisti-lo ali, inédito, ao vivo, testemunhas oculares de cada performance épica dele.
Com o passar dos anos, Silvio Santos foi reduzindo sua carga de trabalho e também suas intervenções ao vivo no SBT. Devido a esse fato, o Teleton ganhou cada vez mais importância desde sua criação, em 1998. Não só pela excepcional ajuda à AACD, mas também pelo fato de ser um dos raríssimos momentos que podemos assistir SS ao vivo, sem cortes, no absoluto grau de genialidade. Primeiro ao lado de Hebe, quando formavam uma dupla mais do que perfeita e agora ao lado da família Abravanel e convidados.
Ele ao vivo é demais. Nos últimos anos, falando o que vem na cabeça, conseguiu virar o lado do ‘problema’ da idade avançada para aquele senhor engraçado, ousado, sem papas na língua, que todos querem ouvi-lo falar de tão divertido que é. Aliás, essa é uma característica histórica de Silvio Santos. Quando todos pensam vê-lo derrotado, em decréscimo na carreira, ele vira o jogo e aparece por cima.
Assistindo ontem ao Teleton não falei nada. Apenas observei. O cara realmente é o cara. Apareceu no palco de surpresa – como gosta de fazer – e jogou chocolates no palco. Em determinado momento pegou uma menina com ossos de vidro nos braços. A mãe, sabendo do perigo, nem sabia reclamar ou não conseguia advertir Silvio Santos do perigo. O cara é dono de um carisma tão único que a impressão que dava é que ele ia conseguir fazer a menina andar ali mesmo (e olha que ele quase tentou isso).
E assim foi dada largada para o show. Com domínio de palco impressionante, começou a falar tudo que queria e mandava ver sobre os assuntos mais espinhosos possíveis. Zoava a filha, o neto, o governador e deputado do Rio Grande do Norte, agora vô e pai do seu neto Pedro. Aproveitou e acusou de nepotismo pelo excesso de familiares no local.
Nem Eliana e Daniel escaparam de Silvio Santos. Aproveitando a deixa da filha Patrícia, Silvio Santos partiu para cima de Eliana falando do fim de seu relacionamento, mesmo sabedor que apresentadora tem verdadeiro horror de expor sua vida pessoal. Mas é o Silvio Santos, como ficar chateado?
O que dizer dele falando das fraldas para adultos?“Chegou em boa hora”. Dona Íris ficou toda envergonhada, mas Silvio não sente vergonha das suas próprias dificuldades. Pelo contrário, tira sarro de si mesmo e isso é a chave da felicidade plena. E o assunto veio em boa hora, já que em novembro é um mês dedicado ao exame da próstata.
Chegaram as Chiquititas. Não perdeu tempo para fazer sua tradicional pergunta: “o que vocês querem ser quando crescer?”. Pata respondeu:“se não for atriz, quero ser cantora”. Silvio Santos rebateu: “Mas com esse cabelo?”. Pata: “Ahn?”. Os apressados tentaram logo achar um racismo no diálogo, mas todos sabem que a ideia de Silvio Santos é ser provocativo, ver até onde seus convidados conseguem lidar com determinada pressão ou declaração. É um teste ambulante para quem quer ser artista e todos deveriam aproveitar ao máximo.
E para terminar, não faltou chance dele interferir nas questões políticas no Brasil, que estaria dividido entre ricos e pobres, Nordeste e Sudeste e por aí vai diante do resultado das últimas eleições.“Isso é conversa fiada do Lula. A melhor condição para o Brasil não é o PT nem o PMDB, é a união”.
Quando terminou o Teleton, vi que o Brasil precisa muito mais dele do que eu imaginava. No auge da patrulha do politicamente correto, aparece o maior nome da comunicação nadando de braçada no sentido contrário com sucesso e o melhor: conseguindo não ser ofensivo. Coisa que só os gênios conseguem.
Nessa hora bate aquele medo: e quando ele não estiver mais entre nós? Bobagem. Vamos aproveitar a oportunidade de vê-lo a cada domingo, a cada Teleton. Lembrem-se, somos privilegiados em poder estar curtindo Silvio Santos na TV. Para nós, ele já é eterno.
Fonte: http://www.sbtpedia.com.br/